17 de out. de 2012

É de pequeno se faz um bom leitor!

Olá, queridos e queridas... quanto tempo que não escrevo aqui. Mas, hoje resolvi tirar a poeira do meu teclado extraordinário e partilhar uma ideia super bacana. 

A verdade é que eu pensei em aproveitar que estamos no mês de outubro que, de certa forma "é o mês das crianças", para dar uma dica super bacana aos pequenos e "quase grandes"(adolescentes).

Imagem retirada do google
Ano passado, por volta do mês de de outubro(há 1 ano), compartilhei no Facebook, uma dica super bacana do site "EducarParaCrescer". Era o link de um HotSite(clique AQUI para ser encaminhado até ele) muito legal com dicas de 204 livros para crianças e adolescentes. As sugestões de livros estão divididas por faixa etária, de 2 à 18 anos.
Imagem retirada do site Educar para crescer

Esse site é super legal e fácil de navegar. Ao entrar nele, basta clicar na faixa etária para você saber quais livros são indicados. Muiiito bom! Eu me esbaldei.

Penso que em época onde muitos só incentivam presentear com brinquedos(sim, crianças adoram brinquedos) se estimularmos nossos pequenos com mimos literários, acredito que podem passar a gostar muito de livros e você, adulto, é o grande responsável para que isso aconteça.
 
Já que estamos dando dicas, vou aproveitar para sugerir uma coleção infanto juvenil super legal. Meu filho estava numa fase muito "complicadinha", em que não se interessava por ler outra coisa que não fosse gibis(nada contra... eu adooooro! Mas, é importante abrir o leque para outras leituras). Foi então que resolvi comprar os dois primeiros volumes de "Diário de um banana", há algum tempo(a pedido dele). O danadinho gostou tanto, que pretende ler todos da saga(ganhou o terceiro, da tia e pretendo dar os outros da coleção).

Gustavinho(meu filho) e seus livros "Diário de um banana"
"Diário de um banana"
Todas as fotos dessa postagem são de meu(Joicy) arquivo pessoal.
Então é isso! A postagem é mais como uma super dica para papais, mamães, titias, titios, vovós, vovôs, dindas, dindos e todos que gostam de presentear com livros.

Beijinhos.
Câmbio, desligo!


8 comentários:

  1. Dica espetacular Joicy, comecei a gostar de leitura exatamente assim. Minha mãe me ensinou a ler antes de entrar pra escolae tentava me fazer ler gibis quando pequenino, mas foi com Harry Potter aos 10 anos de idade que minha leitura decolou e não parou mais.Espero poder incentivar meu filho( quando eu tiver um) do mesmo jeito.
    E que genial o site,excelentes dicas para quem não sabe o que dar.
    Parabéns e um grande abraço.
    Jeferson Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Jef, meu querido... bom que gostou! Realmente, a família tem papel fundamental neste incentivo!! Meu filho está indo nesse ritmo tbem... agora que ele está decolando nessa de ler sagas, quero só estimular cada vez mais!!!! ;)

    Seu gosto pela literatura sempre foi muito claro. Lembro-me quando trabalhei no Ribas e via vc molecote, contador de história. Era um arraso!!!! Desejo que meu filho alimente o mesmo gosto pela leitura que vc!!!! :D

    Obrigada pelo coment, querido!!

    bjks :D

    ResponderExcluir
  3. Não tive incentivo de ler em casa, pois os meus pais não têm o hábito. Porém sempre frequentei a biblioteca da escola por achar maravilhoso ler. Quando tiver filhos irei com toda a certeza introduzir esse hábito na vida dele. Parabéns pelo post! =D

    ResponderExcluir
  4. Indgirl, vc se parece comigo... inclusive já escrevi sobre minha história de leitura(eu meu blog pessoal, Umas e outras) que não começou em casa(minha mãe tbem não tinha o hábito), mas sim aos 13 anos, quando descobri a biblioteca de minha cidade! Meu filho tem acesso ilimitado à literatura desde que nasceu... isso é importantíssimo! Eu sempre falo para meus alunos que ler abre possibilidades para diversos mundos. É lindo!!!

    Obrigada pelo coment, querida!

    bjks

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem, Joicy! Já conhecia o site com os livros dos 2 aos 18, muito bom mesmo. Também comecei a gostar de ler através de gibis e depois o caminho natural foi procurar livros cada vez mais complexos até começar a escrever meus próprios livros. :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana amiga!!
    Vou seguir a sua dica!
    Sempre gostei de ler e incentivo muito a Lara que é preguiçosa para ler, que a leitura é muito importante no nosso dia-a-dia.
    Sucesso!!
    Beijos...
    Cristiene Menezes

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga,
    adorei o texto e as fotos.
    Comecei a ler por mim mesma...e mamãe nunca tirou esse gosto do meu ser!
    Agora, o amor por filmes creio que herdei do meu pai..Embora, hoje ele negue que gosta de filmes,rs.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Joicy, muito bom o texto, também adooro ler, por isso escolhi minha formação: Letras, acho o site que vc indicou muito bacana. Lá no Ribas estamos fazendo a OLE (Olimpíada de leitura) e a aluna vencedora do ano passado leu e preencheu a ficha de leitura de 27 livros! A OLE tem incentivado os alunos a ler cad vez mais, damos boa premiação e lógico, muitos livros! Inclusive, estou buscando premiações para a OLE desse ano, se tiverem dicas de onde posso conseguir, me avisem por favor! Beijos linda!

    ResponderExcluir