Certo dia - no mesmo em que postei o Toda Mulher Tem Um Pouco de Bruxa - passei em frente a uma livraria que costumo cruzar; Lá estava aquele livro de capa marrom, com um desenho quadrado cortado por duas diagonais, de um autor que desconhecia; O título? Era O Livro da Bruxa. Parei e encarei aquela obra por um bom tempo antes de entrar e comprá-la. Olhei para a vendedora e disse: "O livro chamou-me!" Foi exatamente isto. Paguei os R$ 9,90 e saí. Mal sabia eu que aquelas poucas páginas trariam tanto ao meu ser.
Sabe qual é o maior segredo da magia? A perspectiva. Quando esbarramos com um mágico, um ilusionista, uma bruxa, ficamos encantados com o que podem fazer diante de nossos olhos. Sabemos que há um truque, mas, queremos nos iludir. Contudo, se mudarmos o foco, vamos perceber aqueles detalhes obscuros da mesma situação. Talvez até notaremos alguma nuance de cor esquecida ou um som acalentador. A Bruxa deste livro é expert nisto e está pronta para compartilhar com o pupilo escolhido, no caso, o autor do livro.
Uma sinopse destas poderia anunciar algo complexo e cheio de clichês. Não é assim, em que pese do ponto de vista literário não anunciaria o seu conteúdo como obrigatório. Todo escrito em primeira pessoa, o texto flui com uma naturalidade direta, tornando muito fácil a leitura. É o típico livro pessoal, para alguns soará bom, para outros não significará nada. Sou do primeiro grupo, daqueles que querem perceber nas coisas mais corriqueiras a beleza de um olhar poético.
Comentei sobre ele neste meu vídeo para o vlog do Antes que Ordinárias:
Se eu pudesse aconselhar os futuros leitores deste livro, faria assim:
Ainda que por um instante, respire percebendo o ar em si.
Idolatre a natureza diária.
E redescubra as árvores, antes esquecidas, no caminho ao trabalho.
Torne o cotidiano cinza, em arte.
Enfeite-se.
Ouse.
Já foi dito por aí: "A vida é muito pra ser insignificante." Não concordam?
Muito bacana o trecho que abre o post, adorei!
ResponderExcluirO livro custa só 9, 90? Agora fiquei ainda mais interessada :)
Gostei do que você falou para a vendedora, foi muito poético.