3 de jun. de 2012

"Não pediram minha opinião, mas darei mesmo assim..."

 Bem queria postar hoje na sessão OPINIÃO, um texto sobre algum assunto em voga durante a semana, e juro que procurei durante a semana um bom assunto desde comportamento até mesmo politica, minha areas favoritas, porém depois de muito  pesquisar e observar, me deparei com esse texto do Vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, sobre o Tributo ao Legião Urbana exibido na rede de televião MTV, confesso que não sou fã de Legião, vi o tributo e Wagner Moura como cantor mostrou-se  um grande fã e otimo ator, porém muita coisa me chamou atenção nesse tributo, desde as brigas e reclamações até as opiniões de artistas nacionais!

disse o ator sobre sua homenagem: "Essa é talvez a noite mais emocionante da minha vida. Essa banda mudou a minha vida. Desde que a MTV me convidou, eu só pensava vamos fazer dessa noite algo inesquecível.

Talvez seja a última vez que a gente vá ver o Dado e o Bonfá juntos tocando essas canções no palco".

O tributo aconteceu na noite de  quarta-feira passada, movimetou as redes sociais e a apresentação batesse o recordes de audiência, marcou 1,2 pontos.

A transmissão do show que recebeu mais de 7 mil pessoas (5,1 mil pagantes, o resto convidados da emissora) encheram o Espaço das Américas, na Barra Funda.


Com o ator Wagner Moura no lugar do cantor Renato Russo (1960-1996), e os integrantes originais Marcelo Bonfá (bateria) e Dado Villa-Lobos (guitarra), o tributo marcou os 30 anos do grupo brasiliense que foi e é, uma das maiores bandas do rock nacional de todos os tempos.

Os bastidores do evento foram marcados por discussões e comentários infames, mas foi um dos marcos da televisão brasileira em se tratando de musica.

O show não foi muito bem recebido pela família de Renato Russo, que achou o tributo um tanto elitista e fechado demais em sua proposta artística.

Giuliano Manfredini, herdeiro do cantor, disse que preferia ver artistas da nova geração em cena, em vez de um ator, o que não deixa de ser uma verdade.

O cantor Tico Santa Cruz, vocalista do DETONAUTAS RQOUE CLUBE, escreveu em seu blog sobre o Tributo à Legião Urbana e a perfomance do ator Wagner Moura nos vocais, creio que foi o melhor texto sobre o tributo eu não faria melhor, deixo para os leitores do blog, lerem :


Tico:

"Escrito em:30/5/2012

Assisti a partes do Tributo ao Legião Urbana.

O que vi foi a celebração de uma banda que é atemporal, que transcende modismos, tendências e intolerâncias. Músicas que podem ser e são cantadas por qualquer pessoa que goste de boas canções.

Muito diferente do Uga Uga que prospera há tempos pelo Brasil.

Legião Urbana é sinônimo de resistência, de poesia, de literatura, de conhecimento. Questões que parecem não interessar muito na Era da pulverização de chamados Sensacionalistas e pobres de vocabulário.

Renato Russo escreveu provavelmente a versão de boa parte dos conflitos, incertezas e questionamentos de uma geração. E isso não sucumbiu as mudanças do comportamento mais de vinte anos depois.

Tecnicamente falando Wagner Moura desafinou algumas vezes, mas quem não desafina? Muitas pessoas Celebradas atualmente não desafinam só nos palcos, mas desafinam na vida.

 Wagner é um ator ímpar, um profissional comprometido, um ARTISTA que tem voz política e social.

Um cara de coragem que assumiu a responsabilidade de cantar hinos que marcaram a vida de muitas pessoas.

Responsabilidade que tem um preço e consequências, mas que exige acima de tudo coragem, e todos os que saem de seu campo de conforto e partem para expressões que exigem coragem tem minha admiração, acertando ou errando.

Foi deixado CLARO o tempo inteiro que não era a VOLTA do Legião Urbana com outro vocalista e sim uma homenagem, não a Renato Russo mas a TODOS os integrantes do grupo.

Dado e Bonfá continuam firmes e fortes e são remanescentes do tempo em que o ROCK ainda era ROCK e não esse salão de beleza que se tornou as custas de uma outra LEGIÃO, a legião dos lobotomizados.

Poucos cantores no Brasil tem capacidade vocal para chegar ao nível do Renato Russo, portanto é bobagem julgar por essa visão.

 A meu ver o único que poderia fazer esse alcance vocal com competência seria Toni Platão.

Mas este é outro assunto. O Tributo ao Legião Urbana é também um produto feito para TV e por isso precisa de polêmicas para se espalhar.

O público cantou.

 Como eu já cantei, como você que gosta dessa banda já cantou no banheiro, no carro, no Karaokê ou em qualquer lugar.
Porque a MÚSICA é maior que tudo isso e é pela MÚSICA que aquelas pessoas se reuniram para celebrar.

Wagner se arriscou, assumiu como fã o lugar no palco que era do seu ídolo.

Mas não se colocou como se fosse o seu ídolo, fez do seu jeito o que acreditou e cantando bem ou mal o fez com verdade. Verdade é outra coisa em falta nos comandos artísticos atuais. Tudo muito produzido e combinado para render notinhas nos sites de fofoca ou Trending Topics do Twitter.

O que me deixou estarrecido foi a falta de respeito das pessoas com os artistas.

Como se fosse uma vingança cega pelos anos em que artistas eram blindados em seus mundos irreais.

As Redes Sociais foram tomadas de Canibais Pelados de Miami sedentos por desfigurar a imagem daquelas pessoas sem dó nem piedade, alguns só pelo prazer.

Uma Coisa é fazer uma crítica. Gostei por essas razões, não gostei por estas outras razões. Outra completamente diferente é ofender, humilhar e espezinhar com aqueles que estavam ali.

Os Canibais Pelados do Twitter e do FaceBook estavam cuspindo carne para todos os lados enquanto eram aplaudidos, curtidos e repassados adiante.

Uma prática que vem se tornando recorrente não só contra artistas, mas entre as pessoas em geral. A prática do desrespeito gratuito.

Na posição de "tuiteiro" qualquer um pode falar sobre qualquer coisa mesmo quando não tem talento nem para sair de casa!

As Redes Sociais deram voz a muita gente que antes tinha medo e vergonha de falar em público, mas alguns provaram que estavam certos!

Temos que estar atentos ao comportamento que esta sendo estimulado e como isso vem se refletindo entre os jovens. Não significa controlar, nem calar, nem censurar, nem tirar a voz dessas pessoas, apenas estar atento para não ser contaminado sem perceber pelo mesmo sentimento e reproduzi-lo em troca de alguns RTs ou Curtições.

Concluo então com um questionamento do Próprio Renato Russo que certa vez cantou: “Me diz porque que o céu é azul, explica a GRANDE FÚRIA DO MUNDO...”

Tico Santa Cruz"

3 comentários:

  1. Achei constrangedora participação do Wagner Moura! Não aguentei ver. Alguem da produção deveria te-lo tirado do palco para poupar a bela imagem construida como ator. Lamentável!! O Renato deve ter se contorcido no túmulo.

    ResponderExcluir
  2. Ah.. foi um risco!
    Ele realmente não nasceu para ser cantor, vai continuar sempre sendo este ator formidável. Mas, a ideia dele arriscar como fã, é interessante... Só achei que a repercussão sobre o assunto é que foi meio desmedida, neh?!

    Arriscou, não ficou legal, ok! Vamos para o próximo!

    ;P

    ResponderExcluir
  3. nao vi o tributo ate pq nao tem mtv em macapa, mas gosto do moura cantando a banda dele "sua mae" ate q é boa, nao creio q ele tenha ido tao mal assim.

    ResponderExcluir