30 de set. de 2012

Eleições, Corrupção e Voto Nulo!

"Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis. Indignado pelas revelações que chocam o país, e sobre as quais eu não tinha qualquer conhecimento"..."Não tenho nenhuma vergonha de dizer que nós temos de pedir desculpas. O PT tem de pedir desculpas. O governo, onde errou, precisa pedir desculpas"
                                                                 
                                                      (Lula  em 12 de agosto de 2005 fala sobre o Mensalão)







O Brasil é atualmente um pais de tradição, quando se trata de CORRUPÇÃO, um status que não orgulha nenhum brasileiro, desde os anos 70 os casos só tem aumentado drasticamente, duplicado, triplicado a cada década, e com o avanço das tecnologias, câmeras, gravadores, etc, esses casos vem sendo mostrados a sociedade por meio da mídia, o que ainda não é lá grandes coisa, quando a prpria mídia está envolvida em alguns casos, e as vezes encobre, os casos não tem retardado só aumentado, isso sem falar na forma como a politica ganhou um outro status de comédia, pois a cada eleição é uma chuva de candidatos dos mais estranhos e "engraçados" que surge, mas esse é outro caso, vejamos alguns dos casos de corrupção mais famosos:

#Operação dos correios ocorreu em maio de 2005, no Brasil, após denúncias de irregularidades praticadas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A crise iniciou-se quando uma fita de vídeo que mostrava um ex-funcionário dos Correios e Telégrafos, Maurício Marinho, negociando propina com um suposto empresário interessado em participar de uma licitação, e mencionando ter o respaldo do deputado federal Roberto Jefferson, do PTB do Rio de Janeiro.

#Escândalo do Mensalão
, "Esquema de compra de votos de parlamentares" foi à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil

#Igreja Renascer em Cristo que em dezembro de 2006, o casal fundador teve seus bens bloqueados pela justiça, acusados de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Além disso uma ordem de prisão foi expedida contra o casal.  Porém o casal, mesmo com esta liminar, viajou para os Estados Unidos em 9 de janeiro de 2007 e foram presos pelo FBI, em Miami. 




#Operação Mãos Limpas

A verdadeira  "Operação Mãos Limpas"  foi uma investigação judicial de grande envergadura na Itália que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990.

A Operação Mãos Limpas levou ao fim da chamada Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos. Alguns políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos.

Durante a campanha da operação Mãos Limpas, 2.993 mandados de prisão haviam sido expedidos; 6.059 pessoas estavam sob investigação, incluindo 872 empresários, 1.978 administradores locais e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros.

No Brasil ela teve proporções enormes também, dentre prisões sofridas estavam  prefeito, ex- governador e outros cargos políticos em todo o Brasil e especialmente no Amapá, e esse ano, os deputados estaduais do Amapá foram acusados de receber uma verba indenizatória, paga além do salário, de R$ 100 mil por mês.

O Amapá é o estado amazônico que elegeu José Sarney a Senador. 


Apesar de todas os casos e crises politicas, alguns envolvidos com a corrupção ainda assim, conseguem se eleger e voltar a ocupar uma cadeira nos cargos públicos e do governo brasileiro, casos como o de Fernando Collor e alguns outros fáceis de ver em campanha nos horários políticos, que este ano tentam se eleger a prefeito e vereador...

Mesmo depois de impeachment, ex-presidente Collor foi eleito e é senador por Alagoas há cinco anos, antes de virar senador tentou a prefeitura de São Paulo e o argo de governo de Alagoas sem sucesso.

Apos o famoso processo de impeachment o ex-presidente Fernando Collor de Mello  que deixou o a presidência em dezembro de 1992,  passou anos em Miami e, quando voltou ao Brasil, foi candidato a prefeito e a governador antes de ser eleito senador da República.


Atualmente o senador é titular da CPI do Cachoeira, que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresas e políticos, e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).


Não entrarei aqui com soluções prontas, que acabarão com a corrupção, se eu tivesse com certeza já teria usado pra livrar-nos desses parasitas, pois ela, a corrupção parece lonnnge de ter um final, enquanto houver essa forma de politica (Democracia), haverá corrupção, mas quero lembrar que cada pessoa pode tentar melhorar esse pais, ou minimizar o problema, seja votando em políticos limpos, ou votando nulo.

A escolha por políticos que não são envolvidos em casos de corrupção, ou candidatos novos, não é uma solução como afirmei atrás, mas melhora e muito a situação, o que um politico que ficou quatro anos sem fazer nada em seu mandato, pode fazer com mais quatro anos, vejo ele querendo apenas ocupa uma cadeira e não fazer nada novamente, além de roubar os cofres públicos sem fazer nada pelo povo que o elegeu. Acredito que nem devia haver re-eleição.

O voto nulo é possível ao digitar números que não correspondem a nenhum candidato ou opção (em plebiscitos e referendos). Ou seja votando em um numero que não existe.


Alguns setores da sociedade entendem que o voto nulo é uma forma de os cidadãos expressarem o seu descontentamento com o sistema político vigente no ato eleitoral. 

Outros, porém, entendem por outro lado que o ato de votar nulo é na verdade uma manifestação de falta de cidadania, que contribui para piorar o  nível dos ocupantes de cargos públicos.Corrupção é coisa séria!


Listas com os principais casos de corrupção no Brasil:

Lista dos principais crimes politicos em nosso pais, você conhece todos? É bom dá uma olhada.

Wikipédia

4 comentários:

  1. Boa tarde, poderia divulgar o meu blog? Obrigado!!!
    http://filosofiadebiscoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Josi(Gatuda),
    excelente abordagem!
    Este ano em Sampa estamos sofrendo para escolher(pelo menos eu) Após, algumas pesquisas consegui chegar ao vereador e Prefeito.
    Nosso povo precisa deixar de lado a preguiça literária e partir para ação. Ficar assinando mil e um manifestos, petições on line...é algo vagaroso. Muitos cidadãos precisam pesquisar, cobrar, fiscalizar...Sei que alguns não possuem nem acesso a internet e sofrem com a prostituição salarial(trabalhar em prol de um mínimo) Mas, mesmo assim é necessário uma mudança urgente e um OLHO mais aberto quando falamos em política e iniciativas privadas.
    Afinal, de contas não estamos longe de fazer companhia a crise financeira/política européia.

    bjs
    amei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você que está em nossas mãos mudar essa situação, seja elegendo novos políticos ou cobrando para que os corruptos não fiquem impunes. Infelizmente muitos brasileiros apagam da memória casos de corrupção de governos anteriores ou mesmo vendem seu voto sem o menor pudor.

    ResponderExcluir
  4. A situação do Brasil no tocante à corrupção é vergonhosa, no entanto nós como sociedade ainda somos complacentes com ela, só isso para explicar o fato de ainda reelegermos por seguidos mandatos os mesmos candidatos, mesmo sabendo do histórico de corrupção de cada um deles. O problema ainda se acentua pelo fato de que nós acabamos tendo a conduta antiética como norma, ou como sinônimo de esperteza. No início do texto você disse que a partir dos anos 70 os casos têm aumentado, eu, todavia, acredito que o problema seja bem anterior a este período e isto explica o fato de ele estar tão encrustado no sistema como um todo...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/10/a-troca.html

    ResponderExcluir