12 de set. de 2012

December Boys

"One summer, four orphans boys who have grown to be the closest of friends find themselves competing for the attention of the same family."
 
Um filme envolvente que trás um Daniel Radcliffe, maduro e um pouco menos Potter.
 Baseado no clássico romance de Michael Noonam, Um Verão Para Toda Vida é a história de quatro adolescentes órfãos que crescem enclausurados em um convento católico no deserto da Austrália nos anos 1960. Cada vez mais, eles vêem crianças menores sendo adotadas por famílias adoráveis, e chegam à conclusão de que, à medida que ficam mais velhos, sua vez de serem adotados talvez nunca chegue. Quando o convento envia os meninos para uma região litorânea em um verão, finalmente eles vislumbram algo em seu horizonte. O filme trata de forma sutil esse longo caminho da adoção.

No Brasil cerca de 8 mil crianças e adolescentes estão aptas à adoção, segundo pesquisa do Ipea. Cadastro nacional reunirá dados com perfis de crianças e possíveis pais adotivos.
Documentos, entrevistas e avaliação psicológica fazem parte do passo a passo para quem pretende adotar uma criança ou adolescente no país. Segundo relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 80 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos no Brasil e cerca de 8 mil (10%) delas estão aptas para adoção. 

Quem pode adotar 
Adultos com mais de 21 anos, independentemente do estado civil, pode ser solteiro, casado, divorciado, ou viver em concubinato. Na hipótese de ser casado ou viver em uma relação de concubinato, a adoção deve ser solicitada por ambos, que participarão juntos de todas as etapas do processo adotivo. Será feita avaliação de estabilidade da união.Qualquer pessoa que seja pelo menos 16 anos mais velha que a criança a quem pretende adotar. A Justiça não prevê adoção por homossexuais. Neste caso, a autorização fica a critério do juiz responsável pelo processo.
Quem não pode adotar 
Menores de 18 anos. Os avós ou irmãos da criança pretendida. Nesse caso, cabe um pedido de guarda ou tutela, que deverá ser ajuizado na Vara de Família da cidade onde residem. O tutor não pode adotar tutelado.
Quem pode ser adotado 
Crianças e adolescentes com até 18 anos a partir da data do pedido de adoção, órfãos de pais falecidos ou desconhecidos. Crianças e adolescentes cujos pais tenham perdido o pátrio poder ou concordarem com a adoção de seu filho.Maiores de 18 anos também podem ser adotados. De acordo com o novo Código Civil, a adoção depende de sentença de juiz.

December Boys, retrata o caminho da adoção de maneira poética, sutil e notável. Com um final inteligente e até surpreendente mostrando os laços de amizade que acabam superando as rivalidades, selando de uma vez por todas as fortes amarras que sempre ataram os garotos de dezembro, fazendo-os descobrir o verdadeiro sentido de amizade, famí­lia e amor.
Com locações que encantam nas Ilhas Adelaide e Kangaroo, também com cenas nos estádios da Australian Film Corporation. O diretor Rod Hardy havia trabalhado na Ilha Kangaroo há alguns anos: “Eu sabia que era um lugar especial. O roteiro pedia locações em uma enseada que fosse, ao mesmo tempo, linda e com um ar meio triste, desolado.Faz mais de dez anos que o produtor Richard Becker adquiriu os direitos do filme Um Verão Para Toda Vida. Becker diz que sempre gostou de histórias sobre humanidade, amizade e amor, e que ficou muito comovido com a história dos quatro meninos órfãs. “Eu acho que todos tiveram um verão inesquecível em que, repentinamente, amadureceram; em que a jornada foi especialmente intensa, quando coisas importantes aconteceram.

No filme, temos um Daniel Radcliffe um pouco distante do óculos Potter, magias e bruxarias. Porém, sua atuação um pouco 'tímida', deixa o fã com um ponto de interrogação: Será, que ele nunca atravessará a quarta parede ( parede imaginária situada na frente do palco do teatro) que transforma os atores em grandes espetáculos? Um grande destaque foi o ator que fez o papel do Misty(Lee Cormie) atuação que convence e até emociona.Seu desempenho excelente de muitas maneiras acabou ofuscando Radcliffe como "Maps". Lee Cormie, seria a nova aposta do cinema australiano? Lee Cormie mergulhou de cabeça com o seu desempenho credível como pesadelo e ferido Michael Greene no filme de terror sobrenatural Darkness Falls (2003). Alguns críticos condenam o filme como um verdadeiro(lixo), por outro lado nosso corajoso ator recebeu críticas comparando seu desempenho ao de Haley Joel Osmont em 'O Sexto Sentido'.

Sobre o filme Daniel cita: "E a cena em Um Verão Para Toda Vida, que eu pensei que fosse ser legal e sensual, foi bastante clí­nica. Minha definição de um bom beijo não incluiria a palavra clí­nica."
 "Muitos roteiros chegavam até mim, mas nenhum realmente me agradava. Quando eu li December Boys, eu adorei. Era uma história bastante simples, mas eu a achei muito bonita, meu personagem Maps é bem diferente de Harry, e então eu soube que esse seria um desafio pra mim. Eu tenho interpretado Harry há cinco anos, então é muito bom fazer algo diferente." Daniel, após longo período entre bruxinhas e trouxas de Hogwarts, ganha uma belissima parceria com Teresa Edwina Palmer(atriz, cantora e modelo) que já atuou ao lado de Nicolas Cage e Adam Sandler.

Relembrando Potter
Emma estreia em novembro “My Week with Marilyn”, uma produção pequena de US$ 10 milhões.Ela atua como a assistente de guarda-roupa de Marilyn Monroe. Radcliffe foi escalado para ser um advogado especialista em heranças às voltas com fantasmas no terror gótico “A Woman in Black”. Sobre o seu momento atual ele declarou à revista americana “The Hollywood Reporter”: “Sei que minha fama não vai durar para sempre. Vão aparecer novas franquias e outros atores. Portanto, tenho de aproveitar o momento.” O feitiço virou contra o feiticeiro: o momento de Radcliffe como Harry Potter foi muito longo e vai ser difícil alguém imaginá-lo sem a varinha mágica e os óculos de aros redondos.Já, Rupert Grin, fez sua lição de casa(digna de nota 10) em Driving Lessons e promete continuar com sua belissima atuação em:  Cross Country,Postman Pat: The Movie - You Know You're The One e The Drummer.

No filme, muitas frases agradam como: "Acredito naquilo que não vejo"; "Ela parece um carro sem motorista"; "Ela já deve ter ido para o céu". Temos uma fotografia que agrada, cenários típicos de viagem e um cavalo negro que abre caminho para cena final.Definitivamente,um enredo que vale a pena. 
December Boys, acende uma fagulha 'sobre o que é' o caminho da adoção, mostra a singela vida familiar seus encontros e desencontros. No geral,um filme que acalma! Quando tiver uma noite fria regada com um bom vinho, biscoitos amanteigados e tortillas apimentadas...Já sabe qual filme alugar, não é?

2 comentários:

  1. Quero muito assistir a esse filme, ele está já há algum tempo na minha lsita. E acho interessantíssimo esse assunto da adoção, sobretudo porque acho que muitas famílias seriam maravilhosamente capazes de inseri-los adequadamente numa relação de conforto e ternura familiares. Ainda que muito pouco dramático e um tanto quanto inverossímel, o filme "Um Sonho Possível" mostra bem essa questão da adoção, já viu?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Patrícia, fiquei curioso em relação ao filme, principalmente por causa da temática. Quanto ao assunto da adoção, acho que ele ainda é muito burocrático aqui no Brasil, tenho uma amiga bem próxima que adotou uma criança, mesmo ela e um marido tendo empregos estáveis e muito bem remunerados e sendo pessoas idôneas o processo foi hiper complicado...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/o-segredo-dos-seus-olhos.html

    ResponderExcluir