5 de ago. de 2012

Maior Brasileiro... Sério?

Quando foi anunciada a atração “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” pelo SBT, fiquei curiosa e pensei que poderia ser uma ideia interessante. Nas últimas semanas, com a divulgação dos 100 mais votados, não pude sentir nada que não fosse decepção. Mas, ao mesmo em que a votação gerou indignação, mostrou-se também uma ótima fonte de debate.


Na Itália o escolhido foi Leonardo da Vinci, e logo fica claro que não temos nenhuma figura tão antiga. Um país de 512 anos é relativamente novo, e olhe que ainda só começaram a aparecer personagens realmente importantes nascidos no Brasil no final do século XVII. Mesmo assim, poucos deles foram lembrados. A verdade é o clichê de que o brasileiro não tem memória, não dá valor ao passado. Como comentou alguém em um site, a eleição deveria se chamar “O maior brasileiro dos últimos tempos”, tamanha foi a presença de pessoas que certamente não apareceriam se a eleição fosse realizada alguns anos antes ou depois de 2012.
.
Sabe aquele ídolo do momento? Aquela estrela a-do-ra-da pelos adolescentes? Aquele líder religioso que fiéis de outra religião abominam? Aquele político de atos duvidosos? Estavam todos na lista. A emissora teve de acatar a decisão do público e montar vídeos de homenagem para todos os eleitos. Vez ou outra aparecia um vídeo mais curto, claramente envergonhado, com narração rápida e um simples comentário do tipo “é a prova da força das redes sociais”.

.
Outra coisa que podíamos esperar era a predominância dos homens. Num país de tradição patriarcal e machista, poucas mulheres foram notáveis e as que foram pagaram um alto preço em sua época, embora tenham ganhado a admiração de novas gerações. Ou pelo menos é o que deveria ter acontecido. Temos vários exemplos de mulheres notáveis em nossa história, mas a maioria das escolhidas se destacaram no mundo das artes, e recentemente. Irônico pensar que havia a proposta de a atração ser apresentada por Marília Gabriela, sem dúvida um dos grandes nomes da comunicação e uma grande mulher.
.

Não nego que é uma escolha pessoal. O maior brasileiro para uma pessoa pode ter sido um familiar importante ou muito querido. Porém, para esse tipo de escolha o público deveria ter colocado a mão na consciência, olhado para trás e, nesse exercício, talvez até descobrisse um novo exemplo a ser seguido, um modelo, alguém para admirar. Porque eu me recuso a admirar muitos dos supostos brasileiros notáveis da lista.


Temos algumas coisas para sentir vergonha em nosso país, por exemplo, a corrupção e a impunidade. E um dos motivos de orgulho deveria ser fazer parte do povo brasileiro. Já dizia Câmara Cascudo que “o melhor do Brasil é o brasileiro”. Mas não foi isso que aconteceu. Obviamente este artigo generaliza quando critica o povo e eu também não sou da opinião que este é o pior país do mundo. Porque o melhor e o pior país do mundo têm algo em comum: são feitos de gente que pensa e age, podendo a qualquer momento mudar sua atitude e seus ídolos. 




10 comentários:

  1. Minha flor, você foi muito feliz em suas colocações.
    Parabéns pelo texto!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. Olá Letícia, cara... Eu não acompanhei este prêmio, raramente assisto tv aberta, porém, me passaram pelo Twitter a crítica feita pelo vlogueiro Felipe Neto e eu quase tive um ataque como ele. ahahaha.
    Bispo Edir Macedo na frente de personalidades como Carlos Drummond de Andrade e Carlos Chagas???? Francamente...
    Nosso país além de machista, é totalmente sem memória. Uma vergonha e pior que nem dá para dizer que é alheia, pois foi em NOSSO país!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não gostei do programa.
    Ah por favor, Edir Macedo nessa lista? Neymar?
    Eles de fato esqueceram que o Brasil teve outras pessoas importante, icones. Concordo com você, o número de mulheres na lista ainda é bem pequeno. Bem, adorei seu texto Lê.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei assustado quando vi alguns dos nomes que entraram na lista, eu não acompanhei o programa, apenas a repercussão nas redes soacias, eu acredito que a tal lista seja um reflexo perfeito daquilo que nossa sociedade valoriza, o que prova o quanto ainda precisamos evoluir. acho inconcebível que líderes religiosos que nada fizeram pelo país, jogadores de futebol e artistas que provavelmente irão desaparecer no próximo verão figurem em uma lista do tipo...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/o-segredo-dos-seus-olhos.html

    ResponderExcluir
  5. Nessa semana Senna trava luta com Lula...quem será o Maior Brasileiro ?
    Seria o programa o reflexo FIEL do nosso país?
    Tu teclou de maneira fenomenal, Parabens!
    Procuro participar/ acompanhar socialmente e politicamente nosso país. Mas, confesso que morar em um Brasil onde ocupamos o sexto lugar no quesito preconceito , ler nos jornais/livros que a corrupção é a engrenagem que move nosso país...Sei lá, essa predisposição à hipocrisia social me incomoda. Ponto de dizer em caixa alta em negrito: NÃO, NÃO TENHO ORGULHO EM SER BRASILEIRA!

    bjs
    ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Não acompanhei pelos mesmos sentimentos seus.
    Ótimo post Lê!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir
  7. Romário? Joelma? Ana Paula Valadão? Cláudia Leite?
    Realmente, são muitos ''Maiores Brasileiros'' inacreditáveis.

    Acredito que realmente esse é um reflexo da ''massa' do Brasil.
    Não são todos que pensam assim, mas na verdade a maioria é desta
    opinião e visão.

    ResponderExcluir
  8. Não é só vc que se envergonhou não! Eu tbm, agora é torcer para que a MULHER que está entre os 10, ganhe, que é a Princesa Izabel, pra mim de todos que estão lá, foi a que fez algo com importancia o bastante para ser lembrada como a Maior brasileira de todos os tempos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha ouvido falar desse programa, mas acho um absurdo colocarem alguns nomes de pessoas que não fizeram nada realmente pelo país - a não ser animar o povão na televisão. Esse tipo de escolha deveria ser feito baseado em algo mais concreto, levando pontos mais relevantes em questão (não que eles tenham levado alguma coisa além da popularidade em questão, né?)

    ResponderExcluir
  10. Não consigo superar a guriazinha dos rebeldes... Sério?!
    Várias indicações absurdas, mas, tudo isto é um reflexo social: ASSUSTADOR!!!

    ;D

    Nascida em Versos

    ResponderExcluir