7 de ago. de 2012

Katita e Suas Tiras sem Preconceito

Quadrinhos é uma das artes que mais consegue explorar certos aspectos sociais de forma mais direta e mais livre. Daí, fica fácil perceber que trabalhar a sexualidade sem preconceitos estaria na lista. Os artistas brasileiros do estilo também enveredaram nesta senda com muita sagacidade, dentre eles está o trabalho de Anita Costa Prado e Ronaldo Mendes; Os dois criaram a Katita, uma garota lésbica bem resolvida. Sobre a visão dos artistas editora Marca de Fantasia traz a seguinte informação: 
Anita Costa Prado há algum tempo é militante das causas homossexuais, em particular do feminino, contra os preconceitos de toda espécie, e tem se expressado como escritora, poeta, incentivadora cultural. Dentre suas várias atividades, criou uma personagem, a Katita, e tem batalhado pela sua difusão nas mais variadas formas, desde ilustrações, camisetas, até as tiras de quadrinhos. Para a realização das tiras, Anita buscou parceria para os desenhos, que já foram feitos por outras pessoas, e atualmente encontrou em Ronaldo Mendes o artista ideal, com um traço bem definido e agradável e com grande capacidade de produção. Nas tiras que escreve, Anita assume que privilegia o tema, ou seja, suas tiras são o veículo para sua militância. Esta opção, que é consciente, tem seu pró e seu contra. Ao tratar diretamente dos vários aspectos relacionados ao tema central, Anita fala com mais eficácia aos leitores que se interessam pelo assunto. E não apresenta maior atrativo para os leitores que não têm interesse especial pelo tema. Com isso restringe seu universo de leitores, embora dialogue melhor com este público. Uma vez que o público a que se dirige está bem definido, Anita se permite ser direta, explícita, às vezes doutrinadora, às vezes panfletária, pois é isto que o público espera.
O sucesso online do primeiro e-book "Katita: Tiras sem Preconceito", logo fez com que surgissem outros: "Katita: O Preconceito é um Dragão", "Katita: Maré-cheia de Sereia" e "Katita: Humor & Malícia". Curiosos com a persona? Seguem algumas de suas tiras:




6 comentários:

  1. Muito legal... amei... vamos dizer não ao preconceito... linda a Katita!!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado!!!!
    Tirinhas da Ká são o máximo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Além de terem um tema e um desenvolvimento muito bacanas, as tirinhas são super bem desenhadas e de cabeça aberta!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Eu não conhecia estas tirinhas.

    ResponderExcluir
  5. a Katita é foda, é daora quando ela da aquelas indiretas safadas

    ResponderExcluir
  6. a Katita é foda, é daora quando ela da aquelas indiretas safadas

    ResponderExcluir