22 de ago. de 2012

Dicas de Leitura da Carol # 5 - As Brumas de Avalon

Olá povo do Antes que Ordinárias!!

Avalon
Hoje vamos falar de lendas,misticismo e do elemento feminino presente nos livros de Marion  Zimmer Braddley,em especial,os livros da saga "As Brumas de Avalon",que eu escolhi como dica de leitura da vez.  Gente,estou morrendo de dor de dente,por isso resolvi encurtar o conteúdo da postagem de hoje,que estava muito longo e eu não estou me conseguindo concentrar devido à dor para dar um tratamento perfeito a ele. Pois bem. "As Brumas de Avalon são livros inspirados na figura mítica do Rei Arthur,rei bretão que liderou a resistência contra os invasores saxões no início do séc. VI. Sua real existência é discutida até hoje,pois é envolta em contradições e folclore e sua história encontra-se muito deturpada pois veio sofrendo inúmeras alterações,principalmente na época medieval,tão bem representada pelo Ciclo Arturiano e suas obras.

Capa do livro
A proposta da autora é contar a história do glorioso Rei Arthur e seus gloriosos cavaleiros da Távola Redonda sob o ponto de vista feminino das mulheres da trama,cada qual com uma característica marcante. Nem preciso dizer o quanto eu tenho asco dessa criatura sonsa do cacete que é  Gwenhwyfar ou Guinevere,para os menos acostumados à linguagem celta antiga. E nem preciso dizer que muitas vezes eu me vi na pele de Morgaine Le Fay ou simplesmente, Morgana das Fadas. Sua vida é trágica,ela é meio que rejeitada por não ser como os de seu convívio,inspira sentimentos que vão do escárnio ao terror.

Morgana
Morgana é irmã de Arthur e narradora de sua trajetória,ela é a voz da antiga religião céltica da Deusa Mãe e de um modo bem pessoal vê o matriarcado ser lentamente sufocado pela adoção de novos hábitos,dentre eles a crença no Deus Único e seu sistema patriarcal.Colocando Morgana como protagonista Marion consegue torná-la mais tangível por humanizá-la,mostrando seus conflitos e desejos,revelando uma faceta diferente da Morgana que chegou à nós,fruto da época medieval,quando a cristandade era exaltada e os cultos pagãos desvalorizados.
Imagem figurativa do ritual de Beltane
Resultado: Visão distorcida da sacerdotisa,tornada bruxa e demônio. Coisa interessante é observar  dualidades como  Cristianismo x Paganismo, Sagrado x Profano, há todo um jogo inserido que literariamente se enquadrariam nas características barrocas como o jogo de claro x escuro,sensualidade x recato, culpa x pecado e dor x prazer. Por exemplo: Morgana pertence às cores fortes e escuras e atitudes igualmente firmes,já a Guinevere pertence às cores claras e às atitudes mais instropectivas e retraídas. Outro elemento que vale a pena ser observado são os costumes antigos como os rituais de fertilidade e o culto aos deuses,elementos como as danças circulares,tatuagens cerimoniais e fogueiras sagradas estão muito presentes nos livros da saga. Além disso, existem os elementos que produzem certa polêmica como violência sexual,homossexualismo tanto masculino como feminino,incesto...

Clique nos títulos e baixe cada um dos livros da saga :
A Senhora da Magia
A Grande Rainha
O Gamo Rei
O Prisioneiro da Árvore

Em 2001,lançaram um filme inspirado na obra de Marion,contando com a participação de Anjelica Huston como Viviane.


Eu recomendo a leitura dos livros da saga e dos outros restantes que se interligam a eles também,quem sabe eu não tiro um dia para falar um pouco sobre eles também? É uma leitura reflexiva e com certeza nos prende do início ao fim!

Beijocas!


4 comentários:

  1. Aninha,
    Melhorou do dentinho?
    adorei o texto!!!!!!!!!!!!!!
    Os links tbm.
    melhoras
    (:
    beijaoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Eu tenho os livros aqui em casa e depois de ler a dica, estou com ainda mais vontade de lê-los. Muito interessante colocar uma mulher como protagonista.

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeei a dica, Carol!!!!!! Bem minha cara!!!

    bjks

    http://umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. As Brumas de Avalon são leitura obrigatória meninas!! Reli nestes dias de carestia de internet,estava sentindo tanta falta da Morgana!

    ResponderExcluir