26 de jul. de 2012

10 Desenhos Indispensáveis da Minha Infância

Nestes pouco mais de 2 meses de blog falando de TV Aberta, dei-me conta que esqueci de escrever sobre um dos maiores encantos que a telinha pode proporcionar ao imaginário: Os Desenhos Animados. Pois é, falei de novela, de sessão da tarde, de programas e, por puro descuido, não citei estas pérolas vitais da infância. Assim, para recompensar este esquecimento, vou fazer logo uma listagem de 10 cartoons que embalaram aquele meu período pueril e fizeram das minhas manhãs - ou tardes, ou noites - algo além do ordinário. Afinal, como já explicou Snoopy:
“Minha vida não tem qualquer finalidade, sem direção, sem objetivo, não faz sentido e, no entanto, estou feliz”. 
A infância também é um pouco assim.

Caverna do Dragão: Um dos desenhos mais "mitológicos" que conheço - falo isto sobre as teorias quanto a um episódio final e quem seria na verdade o Mestre dos Magos e o Vingador, quase lendas urbanas - conta a história deste grupo de crianças e adolescentes que acabam presos em uma realidade alternativa e tentam encontrar o caminho para casa. O que eu mais gostava no mesmo era a interação das personagens, cada qual com seus talentos e dificuldades. De todos eu queria ser a Diana!


He-Man: Este era o alter-ego do Príncipe Adam, o qual ganhou seus poderes quando encontrou a Espada de Grayskull. Ele vive em Eternia e está sempre lutando para que o bem vença, e não o Esqueleto. Adorava o Gato Guerreiro e o Gorpo, além dos conselhos que ele dava no final.


Thundercats: Aquela musiquinha de abertura grudava na minha cabeça! Fora isto, a animação contava com os habitantes de Thundera que lutavam contra Mumm-Ra. O ponto alto aqui para mim era a força guerreira dos personagens, em especial de Cheetara - uma das mulheres (ou quase) mais fortes dos desenhos da época.


Ursinhos Carinhosos: 5, 4, 3, 2, 1! Pois é, este aqui era um cúmulo de fofo. Tons pastéis, nuvens, doces... Tudo muito adorável. Por isto, acho ele recomendável aos menorzinhos! Fora as tradições "lições de moral" que cada episódio continha.


Cavalo de Fogo: "No meu sonho eu já vivi um lindo conto infantil. Tudo era magia, era um mundo fora do meu. E ao chegar desse sonho, acordei. Foi quando correndo eu vi um cavalo de fogo ali que tocou meu coração, quando me disse então, que um dia a rainha eu seria, se com a maldade pudesse acabar, no mundo dos sonhos pudesse chegar..." Por que eu gostava tanto? Oras, sendo menina, é obvio que eu queria um cavalo igual. Nunca fui muito fã de pôneis (hehehe).


Tom & Jerry: Preciso explicar? Era inocente, engraçado e com uma trilha sonora surreal - claro que eu não percebia isto na época. Acho que é um dos exemplos mais emblemáticos de desenho animado atemporal.


Os Cavaleiros do Zodíaco: Honra, luta entre o bem e o mal, uma saga, uma aventura... Os Cavaleiros do Zodíaco trata-se de um dos primeiros mangás - não vou falar sobre o tema, pois não sou conhecedora - a chegar aqui no Brasil. Foi um sucesso mundial e era impossível ficar de fora da febre.


Doug: O universo de um pré-adolescente pra lá de criativo é a temática deste desenho animado. Doug conseguia trafegar entre o lado infantil e o início dos interesses adolescentes de forma maravilhosa; Sem falar dos adorados Costelinha e Skeeter. Por bem ou por mal teve circunstâncias em que me identifiquei com o tresloucado jeito de ser de Doug. 


A Turma do Charlie Brown (Snoopy): De todos o que ainda assisto e penso: "Está acrescentando algo em minha vida". Faz a linha inteligente, ao estilo de O Pequeno Príncipe, que por mais infantil que se intitule, na verdade é um tratado sobre o como se viver para todas as idades. 


Popeye: Este marinheiro, apaixonado pela Olívia Palito e inimigo de Brutus, é a razão por eu ter experimentado Espinafre, a verdura que mais gosto. Por isto só já valia um lugar na minha lista. É o verdadeiro vintage do top.


Teve infância melhor que a nossa?

19 comentários:

  1. Só tiraria da lista ursinhos carinhosos e acrescentaria O pequeno príncipe.

    ResponderExcluir
  2. Ah Karla,eu estava sentindo falta dos desenhos mesmo,parece que você leu os meus pensamentos! Cada um dos desenhos que você citou fizeram parte importante da minha vida! Eu soe expert em CDZ e você foi logo colocar o primeiro episódio com a Shina,adoro ela!Espero que vocês volte a falar de desenhos,não acho nada a ver esse preconceito contra adultos que gostam de assisti-los,é muito bom,dá uma leveza as nossas agruras diárias!

    ResponderExcluir
  3. Todos esses desenhos fizeram parte da minha infância. O que mais gosto: Os cavaleiros do zodíaco.
    Nossa, eu via Tom e Jerry a tarde toda, ThunderCats, todos os desenhos que eu podia ver eu via hehe. A gente cresce, e continua gostando hehe
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. A risada do Esqueleto, A Uni sempre empacando a volta para a casa, Os conselhos de Jaga... fragmentos comuns a toda uma geração. Legal a internet permitir rever essas estórias.

    ResponderExcluir
  5. De todos que vc citou eu só não acompanhei cavaleiros do Zodíaco... os outros? Com certeza fizeram parte de minha infância feliz! :)

    Adorei...

    bjks

    ResponderExcluir
  6. Pode parecer estranho para um menino, mas nunca curto muito Os Cavaleiros do Zodíaco!
    Também acrescentaria Batman: A série animada de 1992-94. Amava incondicionalmente Caverna do Dragão. He-man (a She-ra também) e confesso, Os ursinhos Carinhosos que também fizeram longas-metragens. Achava os Ursinhos um achado, tinha o Malvado, a Laura e o Coração Gelado que eram ótimos, rs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, nossa Infância foi muito Boa,
    e esse desenho marcaram concerteza minha infancia
    principalmente Carverna do dragão e um qu não esta na lista que é o estanho mundo de bob...
    muito legal o blog
    conheca o meu e veja de Gosta
    http://oelvyz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Assistia a todos eles,e há não tanto tempo, cheguei a baixar alguns dos que você citou no texto e foi muito bom rever alguns episódios que permaneceram por anos em meu imaginário! Eu gostava muito de todos que você citou, até de "Ursinhos Carinhosos", confesso... rsrsr

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/distrito-9.html

    ResponderExcluir
  9. Todos fizeram parte da minha infância e assisto até hoje sempre que posso!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir
  10. Também fizeram parte da minha infância Ursinhos Carinhosos, tom & Jerry e Doug. Será que já tenho idade para ser saudosista? :)

    ResponderExcluir
  11. Kika:
    Sabe que não gostava do desenho do Pequeno Príncipe?
    Amooo de paixão o livro, mas, o desenho ....

    ;D

    Ana:
    Voltarei com certeza!
    Há muito o mais que se falar... eu adoro animações!

    Mateus:
    Verdade! A gente cresce e continua gostando! hehehhe

    LVMENES:
    Que raiva da Uni!! hehehe
    Isto é o que mais gosto na internet.. o poder de nos remeter a um passado importante... Fragmentos de uma geração, como bem disse.

    Joicy:
    CDZ deixou muitas saudades e fãs!

    Rodrigo:
    Eu adorava os que envolviam luta, explosões e etc... e sou menina! hehehehe... Acho que vai de cada um. Ah... Batman daquela época era excepcional.. Chequei uma série mais atual, não suportava o uniforme dele... hehehehhe

    ;P

    Elvis:
    Eu adorava o Fantástico mundo de Bob... Era uma graça!!!
    ;D

    J.Bruno:
    Ursinhos carinhosos chega a ser prazer culposo!!!hehehehe
    Inevitável ficarem no imaginário.

    Álvaro Lins:
    Charlie Brown é perfeito! O mais completo dentre os citados.

    Red Apple:
    Também assisto! Quem disse que precisa ter idade para isto...

    Lê:
    Não sei se tem... Mas, as vezes não dá para evitar o saudosismo!

    ;D

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post eu adorava esses desenhos principalmente o cavalo de fogo e ursinhos carinhosos acho que não tinha criança que não gostava,só ao os vídeos agora me deu vontade de chorar de lembrar da infância de lembrar o quanto éramos felizes!!!

    ResponderExcluir
  13. Você deve ser da mesma época que eu! Hahaha faltaram apenas "Punky, a Levada da Breca", "Denis, O Pimentinha", "Manda Chuva" e "Os Valentes Cowboys de Moon-mesa"

    ResponderExcluir
  14. Rapaz, tem tantos outros antigos.. esses são otimos! Tem uns outros, tipo Mr. Bumpy, o melhoooor Perdido Nas Estrelas que é o desenho do macaulay calquim.. eeeeita trem

    ResponderExcluir
  15. nossa eu amo todos esses desenhos e realmente todos eles fizeram parte de minha infância ...OBR

    ResponderExcluir
  16. Você tem razão! Todos esses dezenhos marcaram minha infancia. Principalmente Doug, Snoop e Caverna do dragão. É nostalgico lembrar-me de uma época tão adorável e doce. Meus parabens pelo post mais completo sobre desenhos animados que eu ja vi. Todos estes desenhos marcaram-me profundamente em determinada época de minha infancia.

    ResponderExcluir
  17. poxa so faltou O pequeno príncipe. yuyu hakhou eo desenho que de gato legal era bom tabem (EEK THE CAT) PASSAVAM NA GLOBO

    ResponderExcluir
  18. poxa so faltou O pequeno príncipe. yuyu hakhou eo desenho que de gato legal era bom tabem (EEK THE CAT) PASSAVAM NA GLOBO

    ResponderExcluir