22 de jun. de 2012

Cólica Menstrual É Normal?

Imagem retirada DAQUI
Conversando com algumas gurias semana passada tive a inspiração para esta nova sessão do blog: Assunto de Mulher. Um espaço para discutir alguns pensamentos e feminices como só nós entendemos. Assim, para começar, falarei de um mal que atormenta (ou atormentará) mais ou menos 50% das Mulheres, as malfadadas cólicas menstruais.

Quem já sentiu - e incluo-me entre elas - sabe o quanto estas dores torturam o útero. É aquela sensação de contrair o ventre e irradiando até as costas, sem falar do inchaço, dores de cabeça, náuseas, vômitos e até desmaios. Segundo o site do Drauzio Varella cólicas são:
É uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado. A dismenorreia pode ser primária ou secundária. Primária, quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio, e secundária, quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo (endometriose, miomas, tumores pélvicos, fibromas, estenose cervical, etc.). 
Desde sempre escutamos de nossas mães, avôs, tias e etc que cólicas são sintomas comuns daquele período do mês. Todavia, esta famosa generalização não é inteiramente verdade. O trecho acima é bem claro em separar a dismenorreia em duas categorias distintas, uma normal e outra decorrente de algum probleminha médico, como a Endometriose - que apesar de não ter cura é tratável. Ou seja, cólica menstrual é normal? Pode ser que não. Há de se ficar atenta quanto a intensidade da dor e contatar o seu médico. 

Via Tumblr.
Enquanto isto, que tal algumas dicas para aliviar o tormento? Fora a ação medicamentosa de analgésicos e de anti-inflamatórios, manter uma rotina de exercícios (especialmente os aeróbicos) além de uma alimentação rica em fibras (alimentos diuréticos idem) auxiliam. A água também é uma excelente aliada, (confira aqui) desde para se manter hidrata até para o uso de bolsas quentes em compressas locais. Outra dica é a de evitar o consumo de substâncias estimulantes como cafeína e cola. Ah... Sejamos sincera, quando na TPM dizer não para alguns exageros é praticamente inevitável.

Cuidar-se é Valorizar-se!

4 comentários:

  1. Karla,

    Tudo bem? Deus realmente não é uma muulher, pois não conseguiria viver mensalmente nesse sofrimento. Sou íntima dessa dor. Muito bom o texto!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Luciana

    Só pode, não é verdade?!

    Muito Obrigada pelo comentário!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, fiquei fan do blog \o
    Desde que tive minha filha e fiz tb ligadura de trompas eu morro um pouco todo mês por causa das cólicas e menstruação feito cachoeira, sim, parece que vou morrer tb de anemia todos os meses. Mas enfim, acho que no meu caso somente melhorarei( ou piorarei ) na menopausa, os médicos não me aconselham a tomar anticoncepcional, pois eles agitam meu humor, me transformo em uma potencial bipolar .
    Beijos e obrigada pela matéria tão bem posta.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Karla... eu sofria com dores fortíssimas, durante a adolescência e no início da idade adulta. Quando tive meu filho, as dores pararam. Mas, há alguns anos, voltou tudo de novo! Como sofro!!!! Fora a TPM que me mata!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir