31 de mai. de 2012

Aprendi no Telecurso 2000!

O que a internet representa hoje, a televisão um dia representou. Foi a principal fonte de informação e entretenimento diário. Claro, com as novas tecnologias, a politicagem e a concorrência a situação mudou. o domínio foi se instalando na mão de uns  poucos e a qualidade fugindo para horários absurdos. 

A verdade é que, independente do cenário em que a programação da telinha formou-se (ou deformou-se), sua importância no ambiente cultural brasileiro é indissociável e inegável. Eu mesma me recordo de acordar super cedo quando criança e correr até a casa dos meus avós, só para tomar café com eles enquanto assistia ao Telecurso 2000.

Para quem não se recorda deste programa - ou mesmo não viveu nos "anos dourados" do mesmo -, o Telecurso 2000 foi criado pela Fundação Padre Anchieta em parceria com a Fundação Roberto Marinho em 1978 sob o nome Telecurso 2.º Grau. Mais tarde, em 1983, criou-se o Telecurso 1.º. Contudo, somente em 1995 que surgiu o formato mais conhecido deste projeto: O Telecurso 2000 que passava nas telinhas da Rede Globo, TV Cultura e o Canal Futura; Tendo sido exibido até 2008.

O conceito era bem simples, algumas aulas criativas - cada uma com duração de 15 minutos - divididas por matéria, que visavam ao público que não havia alcançado o ensino fundamental ou médio. A exibição acontecia de manhã cedinho - acho que sempre fui bicho madrugador

Com o tempo o material foi se tornando desatualizado e obsoleto, o que fez com que o programa saísse do ar. Todavia, ocorrei uma revisão do material e conteúdos e houve uma remodelagem, inclusive para cursos profissionalizantes, gerando o Novo Telecurso 2000.

Engraçado como um programa relacionado a educação possa me trazer tantas boas lembranças, com cheirinho de pão fresquinho e "chimia de uva" caseira.

Para ativar melhor a nossa memória deixo alguns vídeos com aulinhas do telecurso:

1.º - Aula sobre FOGO

2.º - Aula de Língua Portuguesa

3.º - Aula de Química, com direção e criação de Marcelo Tas

4.º - Aula de Física

5.º - Aula de Ciências para o Ensino Fundamental

6.º - Aula de Curso Profissionalizante

7.º - E, obviamente que não iria faltar, a pérola super comentada nos sites por aí...

Aprender pode ser divertido, não é verdade?

4 comentários:

  1. Karla, em muitos sábados eu também ficava assistindo às aulas do Telecurso (mania nerd). Minha mãe ainda usa vários vídeos deles com os alunos e sem dúvida a Internet e a televisão ajudam muito a ensinar!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho saudades dessa época!! Eu me lembro de ter rido muito com a cara de espanto do meu irmão ao saber como foi formulada a teoria da gravidade,por Isaac Newton! kkkkkkkk! É um programa que ensina com um gostinho intimista como se os personagens estivessem bem ali conosco,convivendo e compartilhando dos acontecimentos do nosso dia a dia.Melhor que Telecurso somente O Mundo de Beakman!

    ResponderExcluir
  3. Lê:

    Sei bem destas manias de nerd!!!
    Eu não perdi este e "pequenas empresas, grandes negócios"! hehehhe

    Passava muita coisa legal mesmo!

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Paiva dos Santos:

    Realmente tinha aquela coisa de parecer que estávamos conversendo sobre o assunto, aprendendo com um amigo!

    Ahh... O Mundo de Beakman com certeza vai aparecer por aqui... SENSACIONAL!

    ;D

    ResponderExcluir