25 de set. de 2012

Fotografia Antiga

Muitos de vocês não sabem, mas eu cultuo diversas obsessões incomum. Uma delas, é minha paixão quase devastadora por antiguidades, e em especial, fotos antigas. Eu coleciono fotos antigas de desconhecidos, de diversas décadas... Sempre que vou em algum antiquário ou um sebo, acabo comprando algumas para mim e as deixo escondidinhas em uma caixa. Quando tenho vontade de viajar no tempo, abro essa caixa e admiro "minhas" fotos. Sou capaz de sacar a década que uma foto foi tirada apenas de olhar para ela, e essa é uma das minhas habilidades favoritas.

Sou encantada por fotografia. Sempre me fascinou o fato de um momento ser capturada para todo o sempre e ficar estagnado, guardando tudo que ali estava presente, para quem quiser ver. Foi por essa paixão que decidi me dedicar à fotografia e fazer dela parte da minha vida.

Hoje, vou compartilhar com vocês algumas das fotos antigas que eu mais gosto. Essas eu não possuo em papel, mas guardo em meu computador há vários anos, desde que descobri um site (que infelizmente saiu do ar :/) que era o maior acervo online de fotografia antiga do mundo. Fui embalada por esse site durante muito tempo, e hoje ele me deixa saudades.

Aqui estão algumas fotos que encontrei pelas quais sou fascinada. Espero que gostem.




1900's



1960's


1950's
1930's/1940's

1920's


1900's


1890's



Era Vitoriana (1800 +)


Era Vitoriana (Provavelmente depois de 1837)



1940's



1950's



1930's


1900's


1920's


1910's


1920's/1930's



Final do século IX/ Início do século XX



1950's



Final da década de 50/Início da década de 60.



1960's



Início da década de 60.



1930's


1960's
1940's


Final da década de 50/Início da década de 60. 



1950's
1950's

Beijos, e até mais! ;*

5 comentários:

  1. Também adoro coisas antigas e essas fotos são muito interessantes! É muito bacana ter uma visão de como eram as pessoas comuns daquela época, além de observar todos os objetos e roupas que também aparecem.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto e imagens.
    Adoro antiguidades e coleciono miniaturas, utensílios(telefone, ferro de passar e panelas) sempre que consigo vou até Feiras de Antiguidade em SP(Bixiga, Calixto e Masp) e sou viciada no programa americano : Caçadores de Relíquias e ainda pretendo conhecer a loja deles,rs.
    amei sua sensibilidade traduzida em palavras, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lindas imagens.....

    Se me permite, recomendo uma leitura.
    http://www.revista.agulha.nom.br/ag9bataille.htm

    "....A dimensão fotográfica é ambígua. Ela recorta um pedaço de tempo em que se passa dentro uma ação impressa quimicamente e que nos é transmitida em imagem. A fotografia é ela própria fragmento de tempo, fragmento ilustrado de uma realidade condensada numa dimensão plana que nos serve de acesso e limite. Se este recorte nos aparta de sua realidade, ele também readquire vida ao colar-se ao dispositivo integrador do espírito em que se encontram niveladas as dimensões espaço-temporais reconvertidas pela imagem nos circuitos do cérebro.

    Falando sobre cinema, Deleuze a propósito comenta não haver diferença nenhuma entre coisa, imagem e movimento. Ver uma imagem, nesse sentido, ainda que fotográfica, é transpor para a dimensão da vida sua realidade intrínseca, colocando a imagem em movimento mediante nossos sentidos e dispositivos psíquicos. Não é para isso que serve a fotografia?....."

    Augusto Contador Borges.


    Abraços.
    Fabio.

    http://cartasparaninguem2.blogspot.com


    ResponderExcluir
  4. Sei que o seu foco são mulheres, mas veja esta aqui, que eu garimpei de "A Câmara Clara: ensaios sobre a fotografia", do Roland Barthes:

    Lewis Payne, há poucos dias antes da execução da sua pena de morte:

    http://dc159.4shared.com/img/-k3-Zl15/s3/Lewis_payne__powell_.jpg

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou fascinado por fotografia Maria Luísa, sou capaz de passar um bom tempo olhando para uma mesma foto, sentindo aquilo que emana dela. A Folha lançou uma coleção com fotos antigas, comprei os dois primeiros volumes e achei lindo demais, uma pena que acabei perdendo os números seguintes...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/10/a-troca.html

    ResponderExcluir