13 de set. de 2012

Adoção de Animais: Um Ato de Amor



Adoção de animais eu adoto esta idéia. E você?
Ultimamente, vemos uma intensificação de ativistas, ONGs, artistas em prol da causa animal e ambiental. Bacana, Bonito e Legal! Só que é preciso chamar atenção para os “aproveitadores de plantão”, que usam essas causas para angariar cifrões.
Felizmente, sempre conheci e doei meu tempo para ONGs com uma ficha contábil impecável não no sentido de ‘lucros excessivos/ caixa dois’ e sim dinheiro arrecadado em prol dos animais gerando projetos sócios ambientais competentes. Adoção de animais é algo sério e maravilhoso. Primeira coisa que o adotante deve pensar: tenho espaço, tempo, muito amor e dinheiro para cuidar do animal? Conheci ativistas comprometidos ao máximo com uma tarefa difícil e muitas vezes dolorosa: a de recolher e disponibilizar para adoção dezenas (ou até centenas) de cães e gatos abandonados ou nascidos nas ruas, freqüentes vítimas de abusos e negligência. Seguindo uma surpreendente conduta ética padronizada, essas pessoas resgatam, alimentam, cuidam e castram esses animais. Doações em dinheiro, serviços veterinários e mantimentos sustentam uma parte da iniciativa, mas muitas vezes os Protetores cobrem essas despesas sozinhos. Além do admirável aspecto humanitário de proporcionar uma segunda chance a esses animais, os Protetores lutam para educar a população sobre posse responsável e castração, e de quebra reduzem o número de animais errantes, possivelmente transmissores de zoonoses. Se pararmos pra pensar, é mais do que faz a nossa Prefeitura e o nosso Governo. A adoção de cães/gatos SRD, de adultos e idosos, ainda está envolta em muitos preconceitos infundados. Ajude a desmistificar essa iniciativa, divulgando informações e circulando fotos de animais para adoção oriundos de abrigos idôneos. Cogite com carinho a adoção consciente de um pet. Sempre lembrando que animal silvestre não é pet. Sobre o trabalho das ONGs, até existe união no movimento de proteção animal. O que muitas vezes aniquila essa união é a excessiva necessidade dos holofotes; alguns que se dizem protetores acabam gerando conflito de interesses por isso é necessário conhecer de perto o trabalho dos ativistas, das ONGs e dos educadores ambientais. Tem muita gente bacana realizando um trabalho profissional e, sobretudo de AMOR e RESPEITO aos animais!
Fotos dos meus "filhos" : Dollie 13 anos e Bono Nicholson 9 anos.
“Adotar é um gesto de amor e de responsabilidade. Todos os anos milhares de animais são descartados nas ruas, ou se perdem. Se não forem resgatados, morrerão em menos de um ano por fome, doenças, maus tratos, atropelamento etc.. Não existe cão de rua. Todos os animais que vivem nas ruas foram abandonados ou se perderam. Um filhote não sobrevive nas ruas até ficar adulto. Guarda responsável começa na adoção!”

Conheça de perto

Projeto SOS FELINOS SP
www.projetososfelinos.org

Tribuna Animal
www.tribunaanimal.org

Adotar é Chic
www.chiceadotarcats.blogspot.com

Um comentário:

  1. Acho lindo histórias de adoção, pois o cão adotado sempre se torna um amigo fiel até o fim de sua curta vida. Claro que animais comprados ainda filhotes também, mas acho que para o animal que vem da rua, ou de uma dessas ongs, se torna ainda mais especial encontrar um dono.
    Eu não tenho vontade de ter muitos animais não (já tive), mas o que eu faria com certeza se tivesse grana, seria manter uma chacara para criação de animais de rua.
    =))

    ResponderExcluir