20 de ago. de 2012

Parabéns, Robert Plant!




Há 64 anos nascia na Inglaterra Robert Anthony Plant, um garoto revolucionário que viria a ser o líder de uma das maiores bandas de todos os tempos: Led Zeppelin. 

Suponho que todos os leitores devem conhecer, pelo menos um pouco, dessa banda extraordinária, que além de ter sido a mais popular e influente dos anos 70, continua tendo enorme força até os dias de hoje. Canções inesquecíveis como "Stairway to Heaven" (a melhor música do século XX na minha opinião), "Black Dog", "Immigrant Song", "Going to California" e "Kashimir" são compostas por Plant e seus colegas do Led Zeppelin. O Led é aquela banda que ultrapassa os limites musicais e se torna um verdadeiro movimento, unindo legiões de pessoas com ideais em comum (até me arrepio ao falar disso!) 

Mas o que você sabe sobre o líder da banda, que aniversaria hoje? 

- Em 2006, Plant foi eleito pela revista Hit Parader como o melhor vocalista de Heavy Metal de todos os tempos. E não é para menos; sua voz rouca e forte foi um ícone e inspirou diversos artistas que vieram em seguida. 

- Robert trabalhou como caixa  de uma loja Woolworth, em Halesowen, e foi também olocador de concreto em estradas para a empreiteira Wimpey, pelo qual recebia "alguns centavos por hora".



-Ele trabalhou como gerente de estoques numa siderúrgica, mas foi demitido depois de um erro grave. "Eu comprei aço suficiente para manter três fábricas trabalhando por um ano inteiro", admitiu Plant, encabulado.


- Plant frequentou aulas de economia na Kidderminster College, mas largou o curso cedo. Depois de muito imitar ELVIS PRESLEY em seu quarto, entrou em uma série de bandas. A lista inclui a DELTA BLUES BAND, SOUNDS OF BLUE, THE CRAWLING KING SNAKES, THE TENNESSEE TEENS, LISTEN, BAND OF JOY, HOBBSTWEEDLE e por fim, THE NEW YARDBIRDS, que viria a tornar-se LED ZEPPELIN.


- Foi a maior influência de outros grandes e icônicos artistas, como Freddie Mercury e Axl Rose.

- Em 1977, seu filho Karac (que na época tinha 5 anos), morreu em decorrência de uma grave virose, causando a interrupção de uma grande turnê do Led Zeppelin pela América do Norte. Dizem que a morte de Karac foi o início do fim de Led Zeppelin. A música "All My Love" foi escrita para o menino. 

- Plant teve um filho com a irmã de sua ex esposa.

- Depois do termino do Led Zeppelin, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 discos. Saiu em turnês, às vezes acompanhado do ex-colega de banda, o também lendário Jimmy Page, com o projeto intitulado Page& Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin (alguns nunca haviam sido tocados ao vivo antes, como Hey Hey What Can I Do) . Também gravaram clipes inéditos para as mísicas: Nobody´s Fault But Mine, e Black Dog. A união dos dois rendeu um video gravaddo em 1994.

Como se não bastasse, o nosso grande vocalista estará em turnê pelo Brasil daqui a alguns meses! Robert Plant se provavelmente se apresentará no mês do Outubro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Estamos aguardando!

Agora, confira algumas fotos do astro, que além de talentoso, também é lindo!

 


















3 comentários:

  1. Primeiro post que eu vejo hoje sobre o Plant.
    Parabens, ele ja alcançou o hall das lendas do rock n roll a muito tempo.Uma lenda viva.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maria Luíza pelo excelente POST, estarei no show dele em Brasília, para mim o Led Zeppellin é e sempre será a maior banda de rock de todos os tempos. E Plant é com certeza um ícone da música. Parabéns a você pelo bom gosto musical.

    ResponderExcluir
  3. Sei que é inacreditável, mas eu pouco conheço sobre Robert Plant... nessa postagem aprendi um tantão de coisas à respeito dele!

    Curti...

    bjks

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir