13 de ago. de 2012

Bons filmes com temática homossexual

Eu estava preparando esse post para a semana sobre homossexualidade, mas devido alguns problemas com a internet, só pude concluí-lo hoje.

O cinema é uma arte extremamente abrangente, e acho ótimo que possa retratar diversas temáticas de uma forma que seja capaz de abrir a mente das pessoas em relação a determinados assuntos. Hoje, fiz uma lista de bons filmes com temática homossexual, que ultrapassam em nível universal as barreiras dos tabus.

O Segredo de Brokeback Moutain 
(Brokeback Mountain2005)
Apesar de ser um filme relativamente recente, acho que com o passar dos anos será, facilmente, considerado um clássico. A história de amor (beaseada em fatos reais) entre dois "cowboys" é emocionante e cheia de metáforas que podem fazer parte da vida de qualquer ser humano.

Assunto de Meninas 
(Lost and Delirious, 2001)
Apesar de, aparentemente, ser um filme de temática adolescente, Lost and Delirious é intenso, e retrata o amor como incapaz de ser remediado. Universaliza o amor de uma forma que ao assistirmos, não nos damos conta de que se baseia em uma temática dotada de tabus.

Meu Amor de Verão 
(My Summer of Love, 2004)
Apesar do nome cliché, é um filme triste, psicologicamente pesado. Além da homossexualidade, trata de outros assuntos delicados, como religão, incesto, traição e mentiras.

Três Formas de Amar 
(Threesome, 1994)
É um dos meus favoritos dentro da temática, até porque foi produzido nos meus amados anos 90. Threesome é um clássico. De tão palpável, chega a ser leve. Conta com momentos sensuais, mas muitas vezes caímos da cadeira de tanto rir. As atuações impecáveis e a identificação com as personagens são inevitáveis.

Glue 
(2006)
Expõe temáticas naturais da adolescência, como a descoberta do sexo e da sexualidade. É, muitas vezes, emotivo e trágico e convida o espectador a reflexões que vão além do preconceito.

Amigas do Colégio 
(Fucking Amal, 1998)
Filme sueco de 1998, é doce, emotivo, forte, tem um cenário impecável, uma mensagem extremamente otimista, além da deliciosa atmosfera do cinema dos anos 90. Um doce clássico do cinema sueco.

As Melhores Coisas do Mundo 
(2010)
"As Melhores Coisas do Mundo" é um dos melhores filmes de temáticas juvenis que já vi. Trata de assuntos delicados não apenas da juventude, mas da vida inteira, e a homossexualidade é um deles. É um filme tão bom, que me espanta não ter recebido a divulgação digna. Viva o cinema brasileiro!

Beijos, meus amores! Até a próxima!

5 comentários:

  1. Adorei esta lista e você listou filmes que merecem mais antenção como "Glue" que achei mais do que apenas bem feitinho. Enfim, parabéns!

    Ah! "Threesome" é um clássico e eu me divirto muito. É uma daquelas fitas que preciso rever 1 vez a cada ano! E o filme da Lais Bodanzky é realmente muito bom.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança de 3 Formas de Amar e Assunto de Meninas. Filmes q desenvolvem muito bem a temática. Abs.

    http://espectadorvoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O Post tá maravilhoso, já vi alguns aí, faltou A single Man? Já quero muito muito Assistir o Glue, nha Karla, pode ser bobagem, mas acredito que Homosexual é uma palavrinhas chata, nos dias de hoje ^^,

    ResponderExcluir
  4. Destes não vi Glue..
    O resto recomendo tmb!!
    Uma listagem muito bem pensada...

    Adorei!

    ;D

    Nascida em Versos

    ResponderExcluir