15 de jul. de 2012

A Religião


Desde o principio dos tempos a humanidade precisou ou buscou, um meio de frear e controlar-se, e a religião foi talvez a mais bem sucedida até os dias de hoje.

Não sou a melhor pessoa em se tratando de religião, minha infância inteira foi dentro de uma igreja, todos os domingos e dias feriados da igreja catolica, minha vó era quem ministrava as rezas da igreja, de minha comunidade e padres dificilmente iam lá, porém depois tive que me mudar para outro estado e frequentar outra igreja catolica, e dai minha visão de igreja começou a mudar e torna-se algo muito negativo, padres extremamente ignorantes, corrupção e muitos outros fatos, até mesmo das pessoas que frequentavam a igreja, foram minha deixa pra abandonar a igreja e desistir das suas ideias, de comunhão com a comunidade, ainda creio em Deus e nos ensinamentos que aprendi na Biblia, mas não a vejo como verdade absoluta, já que é escrita por homens, e homens, mentem!


Nesse post não estou querendo atacar a igreja ou mudar sua concepção, vejo-a como um  meio de refrear para que as pessoas não façam o que bem entendem como matar, matar-se, invadir o espaço do outro, pois a humanidade sempre buscou algun tipo de relação com o sobrenatural, o além,  ou o desconhecido e a figura de Deus, foi a que perdurou, a ideia de pecado, de castigo, faz com que as pessoas não sejam tão brutas e más, mesmo que uma boa parte dos membros da igreja sejam apenas feitos de falsa moral, preconceito com gays, e com ideias confusas sobre aborto, machistas.

Ao longo da historia houve diversas formas de manifestações, culto e adoração a deuses dos quais haviam vários tipos e cerimonias, ritos pagões, até uma deusa que segundo contam era quem havia dado luz a esse mundo, se irmos a fundo em algumas cerimonias e datas da igreja teremos muitas datas pagãs, e satânicas em alguns casos.
                                                                                                                                                
Os primeiros registros que fazem referência a um Deus masculino se encontram na bíblia,quando a terra ainda desabitada Jeová (o senhor,segundo a tradição judaica), resolve criar o homem e a mulher, passando então a ter um relacionamento amistoso com eles, até o surgimento do primeiro pecado.

A consciência é uma das faculdades mentais caracteristica do homem, na filosofia: "penso, logo existo"  do pensador Descartes, seria uma melhor definição disso.
                              
É  a nossa consciência que  disceni o que é bom, e o que é mau, o que é certo, e o que é errado.


 A cada dia a sociedade se ver em meio ao caos: aumento no numero da criminalidade e a falta de respeito para com o próximo, a igreja continua a ser uma das maiores pilares do mundo e a mais influente, crescendo sim, mas também só píorando e apodrecendo por dentro, casos de crimes, pedofilia, abuso e ganância ao dinheiro, envolvimento cada vez maior com politico.


Ao inves de ajudar os mais nessecitados, vem ajudando governantes, usando pessoas como nas religiões arabé como mera ferramenta de uma guerra capitalista, com promessas aos terroristas de um lugar no céu.

Afinal segundo a religião afirma-se não matarás o próximo, como pode então ser certo sacrificar-se como Jesus fez, não condenando Jesus, mas há algo errado ai,  e matar o próximo nas guerras religiosas, não seria também pecado?

A religião tem se mostrado uma protetora dos governantes e carrasca dos pobres e famintos! Pede dinheiro para suas obras materiais, mas não constroe o amor e o respeito!

Hoje são poucas que existe amor e fraternidade, a maioria deturpou a verdadeira mensagem de Deus, vivemos em meio as enormes igrejas que servem só de pontos turisticos, onde Deus não habita mais.



Fonte de consulta:

4 comentários:

  1. Josi, eu tbem não sou a pessoa mais apropriada para falar de religião... recentemente participei de uma blogagem coletiva e lá eu escrevi o que penso sobre religiões.

    Se for do interesse, está aqui:
    CLIQUE AQUI: Blogagem Coletiva...

    Acho que o ser humano tem uma grande mania de transferir suas responsabilidades para a religião, onde ninguém é responsável por nada, além de deus ou o diabo!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  2. "vivemos em meio as enormes igrejas que servem só de pontos turisticos, onde Deus não habita mais." Essa frase já diz tudo.

    Concordo com você a religião a meu ver sempre teve a função de nos entorpece e assustar vemos na idade média e vemos hoje que além de fazer isso agora nos vende a rendição. Temos que acreditar em alguma coisa por que viver só de realidade nos sufoca.
    Eu acredito em Deus e pego Da religião só que realmente é coerente. E não tento ser uma pessoa boa só porque existe um céu mais sim por que sou um ser humano racional e civilizado.
    Como sempre o homem consegue estragar tudo. Ótimo texto... Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive uma impressão diferente de Jesus; Não aquela imposta nas igrejas... Acho a postura repassada por ele similar a de Gandhi, de Buda... Distante da violência cometida em seu nome.

    Concordo com você quando diz que a religião é/foi usada como freio social. O medo que impõe é algo poderoso; O sistema judiciário age da mesma forma: Existe uma pena a quem sair da linha.

    ;D

    Também fiz uma postagem sobre religiosidade em meu blog:http://nascidaemversos.blogspot.com/2012/07/uma-questao-de-fe.html

    ResponderExcluir