10 de jul. de 2012

Quadrinhos no Cinema

Hoje é minha estréia, na parte de Quadrinhos, apresentada toda Terça-feira aqui no blog "Antes que Ordinárias", então pra começar bem de leve rsrsr vou falar um pouco das adaptações de HQ´s para o cinema, um tema que as vezes agrada e outras vezes da tristeza a nós fãs da cultura dos gibis, revistinhas e tantos nomes que recebe as Hqs, que mesmo com a era a internet e da TV não perdeu seu espaço no coração dos jovens Geeks, Nerds, ou apenas simpatizantes desse mundo , meu caso :D

As adaptações vem ocorrendo desde a década de 60, com a elevação do Cinema no mundo todo,  e nas ultimas décadas tivemos muitas histórias em quadrinhos, com exceção de 2009, em todos os anos da última década uma adaptação de HQ para a telona que esteve entre as maiores bilheterias, como bem nota-se é um sucesso, filmes desse tipo no universo das telonas, mesmo que estrague e nos decepcione  com a mudança de toda  arte que envolvia a hq.

Em 1978, Richard Donner inaugurou a era das grandes adaptações de HQs que dura até os dias de hoje, O Superman revelou Christopher Reeve e contou com participação do ator  Marlon Brando, que ganhou US$ 3,7 milhões, o maior cachê do cinema até então, o homem de aço esteve nos cinemas pela ultimas vezes em 2006 e tudo indica que volte logo.

Batman é talvez uma das figurinhas carimbada do cinema e sua relação com as Hqs, ele estreou no cinema nos anos 60, chegou a ganhar uma serie de TV, sumiu e só voltou na virada dos 80 para os 90 com Tim Burton em uma versão nada feliz do herói, e dai só declino, o sucesso do homem morcego só veio novamente em 2005, na mais bem-sucedida fase do herói e que continua agora, onde o Cavaleiros das trevas Ressurge em mais um longa que tem tudo pra ser sucesso.

Os X-Men foi uma das Hqs que mais sofreu mudanças e se distanciou das historias originais, com mudanças de figurino dos heróis e até mesmo com surgimento de novos personagens.

HQ curtas e de linguagem mais sofisticada, têm adaptações mais bem sucedidas, como Homens de Preto era história em quadrinhos, ela foi publicada em 1990 e era bem diferente do longa, com um tom mais sério, assim como a HQ do Máskara dos anos 80, em que o personagem era sádico, parecido com o Coringa e ganhou um tom mais humorado nos cinemas.
Em um próximo post quero trazer as 10 mais bem sucedas historias em quadrinhos para o cinema, aguardo a leitura de todos :D

Fontes:  Judão.com.br , PipocaeNanquim.com.br  , Comicbookmovie.comBoxofficemojo.com

5 comentários:

  1. A melhor adaptação que eu achei foi a do Batman. Adorei Batman - O Cavaleiro das trevas. Lhe seguindo!
    Ótimo post!
    mateus-leite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filmes de super heróis, apesar de não acompanhar as Hq's, afinal sou meninaa, rs. Sei que isso não é desculpa, mas não é da nossa cultura os pais comprarem hq's para meninas. Porém com os novos 52 eu fiquei interessada em começar a coleção, pelo menos no Batman que é meu favorito. não sei vc, mas eu ADORO a versão do Tim Burtom, aquele pinguim é hilário! Não curto as versões com o Robin. Claro que a melhor franquia é do Nolan, o cara é foda, e salvou definitivamente os filmes do Batman.

    ResponderExcluir
  3. adorei , adorei e adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Sou fã de quadrinhos e Vilões, rs !!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Batman é um super-herói fácil de conceber, talvez por isto ele tenha tantas adaptações... Algumas delas que eu adoro!!
    Para mim o único superman que existiu foi o maravilhoso Christopher Reeve...

    Amei o post!!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. O Batman de fato é o mais "comum" dos super heróis, pois não chega a ser SUPER, ou seja, não tem poderes mirabolantes, super força e nem lança raios com os olhos. Ele é muito mais um detetive mascarado com habilidades e equipamentos que o facilitam na luta contra o crime.

    O Superman, nesse quesito SUPER herói, é muito mais completo mesmo, já que é um ser alienígena que DECIDIU proteger a Terra e defender seus habitantes! Ele podia muito bem acabar com o planeta e dizimar a humanidade, mas ele preferiu se esconder atrás de um óculos e de um terno se posicionando como um "homem comum" e amar uma HUMANA! A história dele é muito bonita.

    Da Marvel, os que eu mais gosto são Wolverine e Homem-Aranha: um porquê tem aquele lado mais rebelde que todos temos de mandar, de vez quando, tudo se fod#*, rss... e o outro, é justamente um lado mais alegre, jovial, que mesmo com problemas comuns (Faculdade, namoro, a Tia) se dedica a salvar inocentes e ser íntegro e justo.

    Gostei do post (e como sempre, só dou respostas LONGAS... por isso, nem gosto de responder tanto, rss).

    ResponderExcluir