25 de jul. de 2012

Hoje é Dia do Escritor!


Hoje a minha postagem será especial, leitores de Antes Que Ordinárias, pois hoje estamos comemorando o Dia do Escritor,uma justa homenagem a todos aqueles que contribuem com a estrutura intelectual do ser humano,não importando realmente o estilo de que são adeptos ou até mesmo se não possuem estilo algum! E nada é mais justo que nesse dia eu diga palavras de incentivo à leitura e à escrita,práticas que sempre foram defasadas no nosso país. Deveríamos ter vergonha de estarmos em posições tão baixas no ranking de países que incentivam tal atividade. O povo brasileiro tem que sair dessa estagnação mental produzida por uma distorção do ideário marxista que consiste em afirmar que o letramento é ócio, e que o ócio é algo negativo,que o que realmente importa é o trabalho e consequentemente, o lucro.

Não é difícil chegar à conclusão falaciosa de que então quem passa o seu tempo a ler e escrever,é "vagabundo",não faz nada que preste. A pessoa só passa a ter alguma importância devido ao trabalho braçal que executa e o rendimento monetário que contabiliza,um pensamento realmente estagnante e  superficial. Não entendam errado,não estou pregando às massas para que simplesmente elas deixem seus afazeres de lado e passem a moscar porque é uma forma de lutar contra o sistema,esta é uma atitude amadora.


Mas eu digo que o ócio é essencial è formulação de idéias,à construção de nossa identidade,ou seja,é um tempo que temos conosco mesmos afim de refletir e aprender,sem esse tempo nós não vivemos,apenas sobrevivemos! E ser alguém é bem mais do que mostrar que está em dia com as responsabilidades deste mundo atroz,temos que ter conteúdo! Porque senão,do que vale a pena estarmos aqui,neste mesmo instante? Ninguém se torna alguém do nada,somos argila que é aos poucos moldada e que constantemente pode mudar de forma,não existe uma forma definitiva,o que é definito é a nossa natureza que está em constante transformação.

 Podemos ser de tudo um pouco,menos estagnados. E para que aconteça satisfatoriamente cada etapa desse modelamento precisamos do auxílio de idéias pré- existentes! Precisamos registrar todas as mudanças que acontecem e a melhor forma é a escrita. Palavras podem modificar  todo o contexto de uma existência,libertam mentes e nações! A função do escritor é a de criar novos mundos paralelos ao nosso ou muito,muito,muito distantes de nossa realidade.

 Tem quem fale: "Ora, não sei de que vale ler se é tudo mentira,prefiro ver novela porque pelo menos dá para entender,é coisa que a gente vive no dia a dia,não aquela história nada a ver de monstros esquisitos e "demoníacos"  e praticantes de magia,ler é hábito de quem não tem vida social!  A realidade literária não é mentirosa,apenas é ficcional. Aliás a realidade literária pode ser tão realística que consegue se tornar mais real do que a nossa própria realidade. Quem pensa que está se safando de influências ruins e idéias tolas,este sim está na mentira,pois se envolve de forma tal com esses enredos popularescos de certas redes de tv,que acaba por tornar-se fanático de uma religião sem fundamentos.Se eles se ocupassem de fazer o que abominam saberiam que "novela" é um termo literário...É,hoje tirei o dia para divagar sobre Teorias Literárias...É a minha área!

Pois esse é o meu apelo nesse dia tão especial para nós blogueiras,que produzimos conhecimentos,que compartilhamos alegrias e tristezas com vocês leitores,hoje é a nossa vez de pedir que vocês leitores,escrevam,escrevam bastante e que leiam ainda mais,incentivem os que estão ao seu redor a fazer o mesmo,só assim faremos a diferença!Pessoas que tem acesso ao nosso blog,espero que o que eu escrevi sirva de reflexão,encorajem seus filhos a reproduzirem tudo o que sentem,que anseiam,que fazem em uma folha de papel. E que a partir de hoje nunca mais o ofício de escritor seja marginalizado,asim como tantos outros ofícios que contribuem para a edificação humana!

Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena!

                                                                                       ( Mar Português, Fernando Pessoa)

7 comentários:

  1. Homenagem muito legal, Ana Carolina! Vi poucos sites e blogs falando sobre esse dia tão importante. Minha mãe até mandou fazer um bolo e escrever "Feliz Dia do Escritor" para mim! :)

    ResponderExcluir
  2. O povo é ignorante em não saber que novela é um estilo literário. Passam horas e horas em frente a tv, mas não passam 5 min lendo um livro. Para se ter idéias, deve-se ler. Caso contrário, fica fácil de controlar o cérebro do indivíduo.
    Gostei da homenagem.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi muito legal o blog :)
    Já estou seguindo.
    Tenho um blog que aborda temas como moda e beleza entre outros.
    PARTICIPE do sorteio de uma linda bolsa Stella Mccartney "inspired".

    http://alinefashionmoda.blogspot.de/

    Bjokas e sucesso :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Carolina
    Muito bom o post! Com certeza ler é essencial, eu comecei a ler muito tarde, mas antes tarde do que nunca kkkk, eu incentivo meus filhos a lerem, o meu de cinco anos já lê sozinho, mas antes eu lia para ele, e ainda leio, e o de onze eu quase o obrigo a ler kkkkk, a Joicy me deu a dica de comprar O Diário de Um Banana, ele está lendo, aos trancos e barrancos, mas está. Meu irmão sempre diz que "quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".
    Bjão. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post Ana, você destacou pontos muito pertinentes no texto, como a questão de julgarem aquele que escreve como desocupado... Parabéns a ti, ainda que atrasado, por este dia!!!!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/o-pequeno-principe.html

    ResponderExcluir
  6. Uma das melhores coisas da vida é poder viajar nas páginas de um livro - independente o estilo. Percorrer por entre as letras, as terras, os gestos, a vida de outros como convidados especias... O poder da palavra parece ter sido relegado... Mas, está ali, forte e fértil em nossa sociedade. Algo que perdura!

    Nada mais belo do que o ofício de escritor!


    Linda homenagem!

    ;D

    ResponderExcluir
  7. Anaaaaa, eu demorei mas cheguei! rssrsrsrs... adorei, viu!? É uma pena que o Brasil se encontre em péssimo lugar no índice de leitura...

    Ler é como se abrir para um universo paralelo. Bom demais!!! Infelizmente, por conta da pouca leitura, muitos escrevem super mal. Isso é uma grande pena!!!

    Eu, como mãe, incentivo meu filhote a ler e como professora(e apaixonada pelo universo literário) também incentivo meus aluninhos à adentrarem nesse mundo mágico e especial!!!

    Gostei demais de sua postagem...

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir