19 de jul. de 2012

Cine Trash, Zé do Caixão e Suas Pragas

Apaixonado pelo terror como ele só, José Mojica Marins, que criou a persona do Zé do Caixão - confiram a sua biografia fictícia -, transitou pelas mais variadas formas de expressão do gênero, desde cinema, literatura, programas de Rádio e, inclusive, programas de TV. Sua trajetória começou nos anos 50 em outros estilos de filmes, sendo somente na década de 60 que surgiu a personagem pelo qual é famoso.  Durante aquele período alcançou um bom sucesso com suas produções trash de horror. Com um estilo caricato, nas sequências das décadas, passou um bom tempo Zé do Caixão foi sinônimo até de graça; Contudo, com o seu Encarnação do Demônio, ganhou o status de cult - por sinal muito merecido - e presenciou um revival que poucos artistas tiveram a sorte. 

Eu só fui ter ciência de quem era o tal do Zé do Caixão quando passei a assistir ao Cine Trash, o qual passou na BAND durante a década de 90. Como o próprio nome da atração diz, o objetivo era disponibilizar verdadeiras pérolas do horror e seus absurdos para o público das tardes, já que passava as 15h15min. Fazendo o estilo de apresentação antigo - vide O Show da Vampira - trazia, além da emblemática figura do Zé, películas como Re-animator, Ghoules, Psycho Cop - Ninguém Está em Segurança, A Noite dos Mortos Vivos, The Evil Dead, e Fome Animal. Para saber a lista completa apresentada clique AQUI. O programa durou alguns meses até que a faixa etária dele fosse alterada e a Band obrigada a cancelá-lo. Uma pena, já que os índices de audiência eram ótimos.

O sucesso da atração foi tamanho que até um CD - super legal por sinal - inspirado na mesma foi lançado na época. Confira as músicas:

1. Alice Cooper - TRASH
2. White Zombie - SUPER CHARGER HEAVEN
3. Kreator - PREVAIL
4. Slayer - RAINING BLOOD
5. Black Sabbath - SABBATH BLOODY SABBATH
6. Accept - PREDATOR
7. Criminal - SELF DESTRUCTION
8. Nine Inch Nails - WISH
9. Psichotica - STARFUCKER LOVER
10. Deep Purple - ANYA
11. Gangrena Gasosa - SARAVA METAL
12. Full Range - LIFE WATERFUL MAN
13. Nightmare Team - TRASH THEME



Uma das coisas mais legais no programa eram as famosas Pragas do Zé do Caixão, até hoje relembradas. A tal da brincadeira de tão certo que havia até uma promoção que selecionava as melhores pragas dos telespectadores para serem lidas no ar.


Encontrei algumas delas na internet. Aviso que estas não fizeram parte do Cine Trash - uma é do canal dele no youtube, outras duas do Estranho Mundo de Zé do Caixão, e a última para a divulgação de seu filme -, mas, estão valendo. 

''O medo é o pior dos flagelos que a mente do homem aninha em seu recôndito. Ele transforma seres racionais em simples marionetes, movidos pelos cordões negros do terror.''

5 comentários:

  1. Ótima lembranças do Cine Trash. Lembro do Mojica, das pragas e dos filmes mais trash da matinê. Bons tempos!

    Karla adoro esses posts seus!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Classico e adoravel, eu sou fã do terror, assisto desde muito nova, o Zé do Caixão deixa saudades, antigamente a TV aberta era melhor, tinha coisas boas de se ver... bate saudade!!
    Bjks

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Joicy:
    Total clássico mesmo! Pena que durou tão pouco...
    ;P

    Rodrigo:
    Obrigadão!!
    Sinto falta deste estilo passando nas telinhas..
    E as pragas, adoro!
    hehehe

    ;D

    Jane:
    Bate uma saudade mesmo...
    A TV era mais interessante, menos "realidade" e mais fantasia.

    ;D

    ResponderExcluir
  4. muito bom, parabéns...adoro cine trash e zé do caixão, ainda lembro de quando passava o programa na band, pois tinha sofrido um acidente (atropelamento de bicicleta) e estava de cama...e quando o zé do caixão soltava a praga do dia eu ficava com medo pois estava sozinho em casa..rsrsrsrssr, era demais!!!!!

    ResponderExcluir