2 de jul. de 2012

Bons filmes de 'menininha' para serem assistidos

Ontem eu assisti ao filme "A Garota da Capa Vermelha" e fiquei sem fôlego; só que de raiva. É inacreditável que tamanha - me desculpem - porcaria consiga fazer bastante sucesso entre o público mais jovem, principalmente o público feminino. "Mas, Malu, a maioria dos filmes voltados para mocinhas seguem essa mesma linha previsível, não há muito o que fazer." Errado, pessoal! É por conhecer excelentes "filmes de menininha" que eu estou aqui para dizer que não, não é toda porcaria como "A Garota da Capa Vermelha" que deve ser engolida como boa apenas por contar com elementos tipicamente femininos e fofos.

O que são "filmes de menininha"?
"Filmes de menininha" são aqueles filmes voltados para o público feminino, sempre contendo uma mocinha (preferencialmente adolescente) desajeitada como personagem principal, mas que mesmo assim ela consegue conquistar o mundo (leia-se "gatinhos" da escola). São típicos de sessão da tarde, e a maior parte do público que conseguem alcançar é de adolescentes. A maioria desses filmes realmente pode ser descartada, mas existem alguns que, apesar de não serem um "Cinema Paradiso" da vida, conseguem superar a barreira do "morno demais" e se tornam bons entretenimentos. 

Bons filmes de 'menininha' para serem assistidos:

Meninas Malvadas 
(Mean Girls, 2004)
.
Eu não poderia começar essa lista com outro filme. Meninas Malvadas, para mim, é nada menos que SENSACIONAL. Pode parecer apenas mais um filmeco fútil, que trata de roupas, beleza e popularidade, mas vai muito além. "Meninas Malvadas" é uma ótima produção em termos cinematográficos, mas conta que excelentes críticas sociais implícitas e trata de temáticas reais e palpáveis do universo das garotas. Além de ser divertidíssimo, um ótimo entretenimento, serve para muitas reflexões e, literalmente, vale à pena ser visto.

A Nova Cinderela 
( A Cinderella Story, 2004)
.
Nunca fui de gostar muito dos filmes estrelados pela Hilary Duff, com exceção desse. "A Nova Cinderela" não possui nada de especial, mas ainda assim consegue ser um entretenimento suave, doce e divertido. É bem "hollywoodiano", mas consegue ultrapassar as barreiras do morno a partir do momento que alcança a universalidade, retratando muita sensibilidade nas cenas, diálogos e emoções retratados nele.
.
Quatro Amigas e Um Jeans Viajante 
( The Sisterhood of Traveling Pants, 2005)
.
Detesto a palavra "fofo", mas realmente não encontrei uma que definisse melhor esse filme. "Quatro Amigas e Um Jeans Viajante" é, de fato, um filme fofíssimo. Desde a fotografia à trilha sonora (sem contar com as ótimas atuações). É um entretenimento divertido e simples, mas que consegue passar lições verdadeiras e doces ao espectador, reforçando o poder da amizade e o valor das diferenças.


Bem-Vindo à Casa de Bonecas 
(Welcome to the Dollhouse, 1996)
.
"Bem-Vindo à Casa de Bonecas" é um pouco diferente dos filmes citados anteriormente, porque trata de uma forma um pouco mais séria de assuntos um pouco mais delicados. Mas ele pertence à categoria por causa da inesquecível Dawn, personagem desengonçada que deseja tanto ser alguém, e após tanta discriminação e "bullying" na escola, acaba conseguindo; além da atmosfera puramente feminina.
.

As Patricinhas de Beverly Hills 
(Clueless, 1995)
Dificilmente vocês não conhecerão o famoso "As Patricinhas de Beverly Hills". Lançado em 1995, é considerado o percursor dos filmes relacionados a essa temática. E deu certo. As Patricinhas de Beverly Hills" entra na lista como um clássico dos anos 90, que uma vez assistido, não é mais esquecido, por sua singularidade e originalidade.

Agora e Sempre 
(Now and Then, 1995)

"Agora e Sempre" foi um dos meus filmes favoritos na infância, e de forma alguma eu poderia deixá-lo fora dessa lista. É um filme aparentemente infantil, mas que trata de assuntos universais, que nos faz criar uma irrevogável identificação com os personagens. É uma esperança para todas aquelas que possuem amizades inesquecíveis. Lindo e singelo, vale à pena!

Beijos, minhas queridas (os). Até a próxima!

7 comentários:

  1. Eu já assisti, o que não entendo é o que estão fazendo com os contos de fadas tradicionais. Estão transformando em filmes sem noção, completamente distante do que são e de como os conhecemos.

    ResponderExcluir
  2. Essa do "Jeans viajante, casa de bonecas e Agora e sempre" ainda não assisti, mas os demais já.
    A definição foi ótima: Filmes de menininha. kkkkkkkkkkkkkkk Isso mesmo, pois assistia quando era mais menininha mesmo. Alguns são muito fofos de se assistir ainda hoje, mas outros são meio sem noção e muito bestas mesmo.

    Beijo
    Cléo - Acesse o blog Vejo Por Aí... Onde o útil, o fútil e o inútil se encontram.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ando sem paciência para esses filmes de menininha! A verdade é que ando chata mesmo pra filmes! rs... não sei explicar. Mas, sim, vez ou outra quando está passando em algum canal, eu assisto. Já vi alguns dos que estão aí...

    bjks :)

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Também não tenho muita paciência para filmes de mulherzinha. Uma coisa que também me incomoda às vezes é que a menina desengonçada tem de passar por uma super transformação para triunfar.
    Eu colocaria comédias da década de 1960 com Halley Mills ou Julie Andrews nessa categroia, além dos filmes sobre moda.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de assistir filmes de menininha sim... É um daqueles momentos em que desligo o cérebro e curto a história - por mais óbvia que seja! Um prazer culposo que admito mesmo!
    Meninas Malvadas é referência total do estilo... Já o 4 Amigas e 1 Jeans Viajante acho super válido, especialmente para as gurias novinhas... tem uma forma de lidar com certos problemas da idade bem legal, o livro idem.

    Gostei muito da seleção!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Adoro todos esses filmes, já assisti várias vezes e sempre que passa assisto novamente.
    E tem muitos outros que se encaixam nessa categoria menininha, esses filmes representaram bem.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. Filmes, tinha que ser voce!
    Filmes de menininha nunca fizeram meu tipo, assisto sem reclamar mas nao alugaria/compraria a maioria deles com exceção de.. (rufem os tambores)A Nova Cinderela hahaha. Na verdade, a maioria dos filmes da Hilary Duff, é tudo bem adolescente mas me apaixonei por ela depois de "Greta", procure assistir.
    Beijo Maluzi ;*

    ResponderExcluir