19 de mai. de 2012

O Show da Vampira

"I am... Vampira. I hope you have been lucky enough to have had a horrible week." 

Com frases de impacto, muita sedução e uma pitada generosa de macabro, surgia o programa de TV "The Vampira Show", isto em 1954. No auge do renascimento do gênero as emissoras de televisão investiam em uma programação mais assustadora pela noite. Assim, criou-se programas - mais tarde bem popularizados e com uma versão nacional no saudoso Cine Trash - onde um apresentador fazia uma introdução caprichada antes do filme da vez ser exibido. Maila Nurmi, mais conhecida como Vampira, foi a primeira apresentadora mulher - completamente iconográfica - deste tipo de atração; Na realidade o show em si era completamente novo. Tanto é que o episódio inicial desta série chamava-se "Dig me later, Vampira" e consistia numa explicação conceitual do mesmo.

A série televisiva, apesar de tratar do horror, era totalmente voltada a família, isto com o carisma inusitado de Vampira resultou numa bela legião de fãs e das mais variadas idades, como se pode ver pelas fotos abaixo. O status de diva cult ou lady of horror veio mesmo depois da sua personagem ter sido trazida para as telonas no filme Ed Wood de Tim Burton - mas isto já é outra história.


Os filmes apresentados no programa faziam a linha B do terror e chegaram a um número próximo de 50. Dentre os títulos temos o clássico Zumbi Branco (1932) com  Bela Lugosi - foto na sequência -; Além dos:


The Face of Marble (1946), Revenge of The Zombies (1943), Fog Island (1945), Condemned to Live (1935), Gog, O Monstro de Cinco Mãos (1954), The Flying Serpent (1946), The Mask of Dijon (1946), The Strange Mr. Gregory (1945), Corridor of Mirrors (1948), The Rogue's Tavern (1936), Dangerous Intruder (1945), Mystery of the 13th Guest (1943), Barba Azul (1944), Murder by Invitation (1941), The Fatal Hour (1940), Phantom Killer (1942), Doomed to Die (1940) e Return of the Ape Man (1944).

Apesar do sucesso do programa, ele foi cancelado no ano seguinte em virtude de desavenças entre Maila e a emissora no que dizia respeito a patente da personagem Vampira. Nurmi não cedeu os direitos àquela por julgar criação sua. Por falar no visual de Nurmi em seu show, resta evidente a inspiração em Mortícia Addams - apenas aumentando a sua sexualidade e o decote - bem como os seus gestos lembram muito os das estrelas do cinema mudo como Theda Bara e Gloria Swanson

Os vídeos que seguem são trechos do The Vampira Show:


Mais alguns vídeos com Nurmi falando sobre sua persona em documentários:


CURIOSIDADE: Há um tempo atrás escrevi uma postagem sobre os mistérios envolvendo a morte de James Dean. Entre as teorias existe a de que Maila Nurmi teria namorado James durante um período em que ele se interessou pelo ocultismo. Dean não assumira o relacionamento deles, vez que temia a repercussão em sua carreira. Nurmi, que seria uma bruxa, não aceitou bem este segredo e, usando de seus poderes, realizou um feitiço de magia negra. Amaldiçoando, assim, o lindo do Jimmy. Absurdo total, convenhamos. Abaixo são imagens de Vampira encontradas no arquivo pessoal de Dean.



R.I.P. Maila!


4 comentários:

  1. Adoro essas curiosidades, a da bruxaria é mesmo um tanto ridícula, mas é fascinante ler, rs!

    Maila Nurmi era muito exótica, você sabe que ela processou a Elvira porn ter roubado a sua ideia, né? rs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Mendes:

    Pois é, a Maila era completamente possessiva com vampira... e Elvira no fim só estava fazendo uma homenagem inspirando-se nela...

    ;P

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Olha, houve uma época em que eu curtia demaisssssssssss esse tipo de filme B. Não é a toa que sou fã do filme do Tim Burton, onde ele colocou na tela a vida do mestre do Trash, Ed Wood. rsrrsrsrs...

    Ah, eu ri liiiitros da curiosidade sobre o James Dean! Esse povo tem uma imaginação danada!!!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Joicy Sorcière:

    Sim... Imagina só ela sendo uma super-ultra-evil bruxa! hehhehe

    Filme B de terror tem todo um charme até humorístico, neh?!

    ;D

    ResponderExcluir