14 de ago. de 2012

Quadrinhos de mulheres para mulheres # 2 - Como surgiram os quadrinhos?


Hello,povo do Antes Que Ordinárias! Hoje vou explicar de um modo mais técnico como os quadrinhos se originaram e como eles se subdividem,sacomé né,às vezes a gente tem que levar o trabalho à sério e torná-lo mais profissional,não podemos viver sempre de improviso!Quadrinhos ou melhor a banda desenhada é  considerada como a " Nona Arte " pois é a junção de três elementos pertencentes às Artes preexistentes. Estes elementos são: A cor inerente à pintura; a palavra que por sua vez pertence à Literatura e a imagem  que é uma característica da Fotografia,que por sua vez é considerada a " Oitava Arte ". De acordo com o avanço da minha matéria vocês perceberão o quanto os quadrinhos evoluiram e chegaram ao patamar de Artes.


 A função original dos quadrinhos era proporcionar entretenimento de fácil acesso à massa populacional carente de erudição e condição financeira, ou seja pessoas simples que não tinham como arcar com um estilo de vida intelectualizado que despende,tempo,dinheiro além de habilidades cognitivas que não eram comuns à base da pirâmide populacional. Tal estilo recheado de dolce far niente,academias literárias, e desafios mentais pertenciam à classe nobre. Há de se perceber que bem antes de figurar nas revistas e jornais,a função que os quadrinhos exercem hoje, já existia nos tempos antigos,vide por exemplo as clássicas representações da vida dos personagens da Bíblia em relevos e afrescos de igrejas do período medieval. Além de servir como elemento evangelizador pois repassavam o conteúdo sem precisar utilizar-se de palavras,também serviam de entretenimento aos que não tinham possibilidade de participar de eventos culturais. Vale lembrar que não se precisam as vezes das palavras para se repassar uma história e os quadrinhos muitas vezes lançam mão desse artifício.

Livro percursor dos quadrinhos atuais
O termo específico dos quadrinhos na verdade é banda desenhada, que com a conjugação de imagens e textos narram histórias que possuem vários estilos e gêneros e são publicadas em revistas,livros e tiras em jornais e revistas. Também pode ser denominada Narrativa figurativa. Compartilha com os infográficos e fotonovelas a idéia de arte sequencial,ou seja se aproximando um pouco mais das Artes Visuais. Como não há um nome oficial para essa modalidade,a banda desenhada recebeu diferentes nomes de acordo com a cultura de cada país onde é consumida e posta em prática,alguns exemplos são os Comics dos Estados Unidos;Mangás no Japão; Gibis no Brasil e por aí vai. Uma das primeiras publicações impressas que claramente foi influenciada por esse estilo,pertence ao séc. XIX, é o livro Max und Moritz,do autor Wilhelm Busch,considerado portanto precursor dos quadrinhos,quando no ano de 1865 resolveu criar algo que fosse mais agradável ao público infantil.Tempos depois com a popularização das tiras em jornais e revistas a transição para publicações próprias foi natural e progressiva. Quanto ao formatos os mais utilizados são:

Cartoons ou Charges são ilustrações cuja finalidade é satirizar por meio de figuras cômicas e caricaturais situações podem ser do dia a dia e históricas ou personagens comuns à população como por exemplo políticos,artistas,atletas,etc.

Cartoon/Charge
A Tira é compopsta de sequência de imagens. O termo abrange tantos as tiras publicadas em jornais como toda e qualquer tira em qualquer outra publicação,não havendo número máximo de tiras.Geralmente possuem duas tiras.

Tirinha
Revista em quadrinhos,gibi,como é chamada no Brasil,Comics nos EUA, Mangá no Japão é o formato comumente usado para a publicação de histórias do gênero. As mais populares são as dos super-heróis.

Gibi
Graphic novel,termo inglês para novela gráfica,é uma publicação mais requintada,tanto no ponto de vista visual com desenhos e cores mais estilizadas como em termos literários uma vez que suas histórias são mais longas e complexas.Além disso,em sua maioria são quadrinhos destinados ao público adulto.

Graphic Novel
Rapidamente os quadrinhos conquistaram o mundo das artes,pois como as outras modalidades artísticas é capaz de elevar o s sentidos humanos tornando-os plenos,agregam significados e deliciam os olhos com suas imagens e cores.E aí gostaram de saber um pouco mais sobre a história dos quadrinhos?  Aguardem-me que nas próximas postagens abordarei mais sobre termos técnicos e estéticos dos quadrinhos! Eu voltei com a corda toda!

* P.S: Desculpem-me postar sempre à noite,infelizmente sou uma pessoa que só funciona à luz da lua,relógio biológico ao contrário! Beijocas!

10 comentários:

  1. Eia, uma verdadeira aula, heim Ana!?!!??! Eu, como professora, vejo os quadrinhos(ou gibis) como uma forma deliciosa de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura! *-*

    Ahhh, não precisa se desculpar... eu tbem só funciono à noite. ahahahah

    bjks :) JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  2. Ah, gostei bastante do post. Vou esperar ansiosamente as outras postagens :)

    ResponderExcluir
  3. Joicy concordo contigo,tem uma infinidade de assuntos para se aprender em gibis e qualquer mínima referência que façam a alguma coisa,se mexer com a curiosidade do indivíduo vai servir de trampolim para estudos mais prolongados! Foi o que eu disse a uma genitora desesperada porque o filho adorava mangás de Pokemón! Eu bem que queria publicar de dia mas minhas idéias fervilham semprew à noite.De dia reúno material e de noite dou forma ao conteúdo!Beijocas amiga!

    ResponderExcluir
  4. Iana que bom que você gostou da postagem,estou com umas idéias de desvendar o mundo dos quadrinhos especialmente direcionada para mulheres,porque ainda existe aquele estereótipo de que é um assunto que só agrada ao público masculino e não é bem assim! Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. funcionamento a luz da lua , foi ótemo!
    simplesmente, ameeeeeei!
    PARABENS!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana.
    Excelente texto, parabéns.
    Eu já tinha gibis desde antes de aprende a ler e eles sempre fizeram parte da minha vida; é um pouco triste saber que mesmo hoje em dia muita gente ainda tem preconceito contra esta forma de linguagem, dizendo que é "coisa de criança".
    O que é uma grande pena, já que as hqs não devem nada a nenhuma outra mídia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Aprendi muito sobre a origem e os nomes técnicos dos quadrinhos. Não basta apenas se divertir com a leitura, temos que conhecer bem a arte dos quadrinhos!

    ResponderExcluir
  8. Tipo...
    Mudou minha vida ANA!
    Eu que sou leiga no tema.. adorei conhecer todo o envolvido...
    Excelente postagem!

    ;D

    Nascida em Versos

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post!!!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir