6 de jul. de 2012

Maquiagem Burlesca

Depois da maquiagem algo que me fascina muito é a dança. Principalmente quando ela é carregada de significados e fantasias que revolucionaram épocas, apagaram velas de preconceitos e incendiaram grandes transformações. Bons musicais regados a um bom Jazz e Rock N' Roll encontrados nos ‘Cabarés’ do passado trazem um ideal de mulher revolucionária, imponente e sedutora.

TEMPOS DE GUERRA
Performance do The Va Va Voo Room capricha no visual retrô

Os cabarés trouxeram um cenário de provocação, gracejos e foram traduzidos na moda e no estilo de maquiagem. Nesse contexto o estilo Pin-up se destaca por boca vermelha e olhos marcados por um delineado ousado. São marcas evidentes das décadas de 30, 40 e 50.



Liza Minelli no Filme Cabaré

Releituras Pin-up
Esse tipo de maquiagem Pin-up fez parte do figurino da ‘Dança Burlesca’ - originária da Comédia Dell'arte - um teatro popular improvisado de meados do século XV na Itália. Segundo os adeptos, a dança é carregada de significados influenciada pelos elementos da comédia, artes circenses, músicas, e a arte da dança teatralizada. Segundo a Revista Época “O burlesco nasceu como o vaudeville das massas trabalhadoras da rude Nova York do século XVIII. Atribui-se sua criação a Lydia Thompson, uma inglesa que chegou à cidade em 1868. Com a trupe feminina British Blondes, Lydia conquistou platéias de trabalhadores braçais pela ousadia de seus espetáculos. As atrizes mostravam as canelas, usavam decotes, vestiam-se de homem, contavam piadas sujas, mexiam com a platéia. O gênero se espalhou e, no início do século XX, ganhou números de strip-tease. Viveu seu auge dos anos 20 aos anos 50. Na década de 60, já confundido com o erotismo explícito, praticamente desapareceu.”
De caráter sensual, porém não vulgar, segundo os amantes desse gênero, a dança burlesca traduz movimentos sensuais e ousados de se despir, sem mostrar demais! A representante Contemporânea do movimento artístico burlesco é a linda Dita Von Teese que além de dançarina carrega em seu currículo os feitos como atriz, designer de moda, escritora e modelo. Dita Von Teese faz apresentações de danças burlescas e é atualmente reconhecida pelo resgate da arte bulesca. Biografia aqui.

Dita Von Teese



Diva Von Teese

Diva Von Teese

Conheça um pouco mais sobre a Dança Burlesca nesse vídeo:



Veja um pouco da performance da chamada ‘Rainha da Dança Burlesca’ no vídeo abaixo:


A maquiagem além da essência Pin Up, traz em si mesmo o resgate da feminilidade com cores de boca forte, intensa e olhos marcados. A pele nesse contexto é de um acabamento mate impecável, além dos cílios postiços que embelezam um olhar arrematado de sobrancelhas grossas e bem definidas. Quem curte a proposta de maquiagem com olhares seguros e confiantes pode se jogar nas dicas para esse make bem retrô e poderoso!

Eu curto muito e vocês?

glamourdaju.blogspot.com.br

 Veja o vídeo para você preparar sua maquiagem!



Que tal o estilo retrô nesse inverno?
#FicaDica
Bjos, bjoo

Ju.

5 comentários:

  1. Eu sou fã do estilo burlesco, Dita Von Teese e etc...
    Acho um luxo! Aquele ar misterioso de cabaret, música, vintage...
    Adoro mesmo!

    Vou conferir o passo a passo e aproveitar o estilo!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Adoro a moda burlesca! São roupas e maquiagens muito lindas!!

    Bjs

    www.sorvetedemorango.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem. Não conhecia nada sobre dança burlesca!
    Parabéns pela explanação.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir
  5. Eu, como amante de maquiagens e desse estilo, não poderia deixar de dizer que ameeeeeeiii!

    bjks

    ResponderExcluir