28 de jun. de 2012

TV Cult: Sombras da Noite (1966-1971)

Aqui no Brasil, tirando o caso da Malhação, as novelas costumam ter a duração de, digamos, uns 12 meses. Contudo, nos Estados Unidos as novelas (soap opera) duram anos, sendo que a principal diferença entre elas e as séries fixa-se na narrativa aberta durando vários capítulos, sempre havendo ao final de um, a promessa de continuidade nos próximos episódios. A série, por sua vez, costuma encontrar a solução no mesmo dia. É com esta contextualização que começo meu post de hoje, já que estarei falando de uma novela americana de muito sucesso durante a década de 60 e que acaba de ser transformada em filme pelo cineasta Tim Burton
Já sabe de qual estou falando?

Dark Shadows - ou Sombras da Noite aqui em terras brasileiras - foi uma novela apresentada pela ABC Television Network entre 27 de junho de 1966 e 02 de abril de 1971. Contrariando o que costumeiramente passava nas telinhas da época, o plot da mesma era sombrio, sendo pioneira na temática sobrenatural. Ainda que nos seus primeiros 06 meses o elemento espiritual não tenha surgido, houve a inclusão de fantasmas após este período. O sucesso, entretanto, fez-se após a inserção do vampiro Barnabas Collins a trama, visto como a personagem mais carismática.

Vale dizer que não só de fantasmas e vampiros o programa era composto, outros membros do sobrenatural vagaram por entre os cômodos daquela mansão; Como lobisomens, zumbis, homens-monstros, bruxas, feiticeiros, viagens no tempo (tanto para o passado e no futuro) e universo paralelo. Temáticas até hoje abraçadas com vitorioso índice de audiência a exemplo de Arquivo X, SupernaturalThe Walking Dead e Charmed.

Como a atração televisiva teve diversas nuances durante os anos vou tentar montar uma sinopse: No início apresenta-se Victoria Winters, os membros da família Collins e a mansão Collinwood, localizada no topo da Widow's Hill. Victoria vai trabalhar lá tentando buscar saber mais sobre seu passado misterioso. Ali ela começa avistar fantasmas, receber tratamento hostil de alguns e o encantamento de Barnabas Collins para com ela. Todavia, ele sempre esteve em busca de seu grande amor: Josette Du Pres.
Deixo o vídeo com a abertura original do programa:

Como toda a boa atração que tenha este clima terror/terrir a combinação de histórias bem contadas, frases de efeito, música tenebrosa, uma pitada de aventura e - no caso da soap opera - o melodrama foram essenciais para o status de cult. 

Tamanha é/foi/será a popularidade do Sombras da Noite que mesmo após 30 anos do fim de sua exibição ainda cativa legiões de fãs. Além do programa em si surgiu uma versão em HQ - imagem ao lado, retirada do wikipedia -, isto sem falar da refilmagem para TV ocorrida em 1991 e agora a versão para o cinema lançada em 2012 com o lindo do Johnny Depp, declaradamente apaixonado pela Dark Shadows.
Confira algumas cenas:

Para finalizar resolvi fazer uma comparação entre os atores da novela de 1966 e do filme de 2012:









For most men, time moves slowly, oh so slowly, they don't even realize it. But time has revealed itself to me in a very special way. Time is a rushing, howling wind that rages past me, withering me in a single, relentless blast, and then continues on. I've been sitting here passively, submissive to its rage, watching its work. Listen! Time, howling, withering!
- Barnabas Collins

7 comentários:

  1. Eu não sabia que era uma novela! E com Joan Bennett! Quanta coisa aprendi agora...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Karla.
    Eu já tinha ouvido falar da série, mas ainda não tinha visto nenhum personagem dela, valeu.
    Eu gosto do Johnny Depp e do Tim Burton, mas acho que esta repetição de personagens feita pela dupla meio que desgasta a imagem dos dois, não que o filme seja ruim, de forma nenhuma.
    Abraço, Karla.

    ResponderExcluir
  3. Karla, eu estou ansiosa para ver se o filme corresponderá minhas expectativas! Diante de tudo o que já se falava sobre a série/novela, essa expectativa é mais que natural. Eu, que amo vampiros e adoro o tudão MusoDivo, Johnny Depp, só posso dizer que estou ansiosíssima!

    Tbem preciso ressaltar que adoooro a Helena... Burton está entre meu TopList.

    Agora é ver como será!

    Excelente postagem...

    bjks :)

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme, adorei, ainda não tinha visto nada sobre a novela, amei, que post esclarecedor, valeu mesmo, agora tentarei ver se consigo os episódios pra baixar .
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

  5. Pois é... eu conhecia a novela, mas nunca tinha me ligado que era a Joan até fazer o post!! hehhehehe

    Jacques
    Pois é, não lhe tiro a razão... Eu torço para que eles façam algo mais Ed Wood e menos Edward Scissorhands!

    Joicy
    Muito Obrigada! Eu tmb compartilho dos mesmos sentimentos com relação ao tema e atores/diretor do filme... tomara que corresponda! ;D

    Viviane
    estou doida para ver o filme, mas, ainda não deu.
    Tem tantas referências que precisava fazer... a novelinha é bem legal.. já conferi uns trechos... Acho que vc vai gostar!

    Juliana
    É bem legal... não é a toa que eles tenham fãs até hoje...
    Ahh.. sim.. eles tem algumas classificações bem diferente das nossas.


    Muito Obrigada pelos comentário!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que não tive a oportunidade de conhecer a série original, mas o novo filme de Tim Burton conseguiu reunir grandes nomes.

    Leia a crítica de Sombras da Noite aqui:
    http://peliculacriativa.blogspot.com.br/2012/07/critica-sombras-da-noite-dark-shadows.html

    ResponderExcluir
  7. Esse blog é muito bom!!!! Adorei esta matéria.

    ResponderExcluir