7 de jun. de 2012

Bum, Bum, Bum... Castelo Rá-Tim-Bum!

Em 09 de maio de 1994 estreou um dos programas mais queridos da telinha brasileira: Castelo Rá-Tim-Bum. Durante os seus três anos de produção - e mais não sei quantos de exibição - o universo fabuloso deste Castelo além de encantar a criançada, dava um show de criatividade na hora de educar. Digo com orgulho que eu era uma destas fãs incondicionais das aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zequinha.

Nino, um garoto bruxo de 300 anos, teve de se mudar para um castelo na cidade junto de seus tios Morgana e Dr. Victor, já que seus pais teriam de fazer uma expedição no espaço sideral. Apesar dele ter vários companheiros mágicos ali no castelo, Nino sentia falta de amigos. Então, para mudar sua situação, lança um feitiço que atrai três crianças especiais: O inteligente Pedro, a doce Biba e o sapeca Zeca. Com uma ambientação daquelas só podia resultar muita diversão.


Por falar na ambientação, abaixo tem um making of de como foi construído o Castelo, um verdadeiro show da direção de arte. No vídeo mostra alguns dos truques e das passagens secretas que auxiliaram na execução dos quadros, assim como para que o programa fosse premiado.


Mas, nem tudo eram flores, já que um vilão cercava o castelo sonhando em comprar o terreno e construir um prédio de 100 andares; O Dr. Abobrinha, com seu jargão clássico "será meu, meuuuuuu", tentava de todas as formas ludibriar os habitantes do local.  Claro, nunca conseguindo. 

Alias, é de mencionar que as traquitanas do Dr. Victor dividiam espaço com a serpente mais adoravelmente irritante Celeste, bem como com o anunciador Relógio, o charmoso Ratinho, os aprontadores Godofredo & Mau, os musicais João de Barro & as Patativas, o questionador Telekid (porque sim, não é resposta!), o livreiro Gato Pintado, os irmão cientistas Tíbio & Perônio, os rock'n roll Trap & Flap, a gralha Adelaide e os companheiros da Dedolândia. Fora os visitantes costumeiros: Etevaldo, Penélope, Caipora e Bongô. Eram tantas curiosidades e personagens encantadoras que fica difícil mencionar sem esquecer de algum momento extraordinário. 


O show criado por Flávio de Souza e Cao Hamburger em maio deste ano completou 18 anos. O seu término deixou muita saudade e um vazio. Afinal, que outro programa infanto-juvenil conseguiu aliar tão bem fantasia, conhecimento e diversão? 

Eles cresceram...
Aqui deixo dois depoimentos especiais dos atores quanto a comemoração dos 18 anos do Castelo Rá-Tim-Bum:



Vai... Confessa... Bateu uma Nostalgia Agora, não é mesmo?!

12 comentários:

  1. Maravilhoso artigo e os vídeo são sensacionais. O trabalho de direção de arte do Marcelo Oka é de cair o queixo. Foi o programa que ajudou na minha formação. Minha geração infanto-juvenil agradece.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Karla, curiosamente conversávamos hoje mesmo sobre o programa, que na minha opinião é o melhor programa infanto/juvenil/educacional já produzido no Brasil!

    Confesso, bateu novamente a nostalgia!!!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Mendes:

    Também fez parte da minha formação e sou superrrr grata por isto!!! ;D

    J. Bruno:

    Concordo plenamente... de longe o melhor programa do estilo produzido no Brasil!
    Deveria ser copiado.

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Bota nostalgia nisso! Eu via os episódios até decorar as falas e situações.

    ResponderExcluir


  5. hehhehe...
    "Morcegos, Ratazanas, Baratinha e Cia... Está na hora da FEITIÇARIA!!!"

    Eu tmb!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente sensacional. Parabéns pela postagem


    Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns querida! Obrigado por me relembrar de algumas coisas que a muito tinha esquecido! TV de boa qualidade e infância!

    ResponderExcluir
  8. Linkicha - Agregador de links

    Muito obrigada!
    Fico feliz que tenha gostado

    ;D

    ResponderExcluir
  9. aldo apache

    Pois é, naquela época havia qualidade no entretenimento!
    Muito Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado!

    ;D

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela matéria!
    Esse nosso BLOG tá dando gostooooooooo...
    Essa unificação é o mais charmoso...SP, MINAS, RJ...
    Maravilhoso!
    Sabe, quem iria amar ler o blog, conhecer o VLOG
    a Blogger/Vlogger Maníaca - MariMoon VJ do Acesso MTV.

    ResponderExcluir
  11. Excelente matéria!!! E um grande obra brasileira dirigida pelo Flávio de Souza e Cao Hamburger rsrsrs
    Sempre que consigo ainda assisto alguns episódios kkkkkkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir