28 de ago. de 2012

Senhas e Diamantes

Eu me pergunto todos os dias porque as pessoas não gostam do bom gosto, não gostam do bom senso, não gostam dos bons modos, não gostam. Já dizia Adriana Calcanhoto em sua canção.

Sim, o que apetece é o fino trato.
Porque não ser educado, tentar ser refinado, gentil?

Descobri, que a chave das portas onde se encontram os melhores caminhos, as senhas dos cofres mais "ricos", o contato com o melhor do ser humano, é sem dúvida, a boa educação.

Muitos foram os esmeris, que fizeram e fazem parte do meu processo. Alguns deles, até, são pedras que nem encontradas por si, foram ainda, diante tamanha brutalidade. Outros, no entanto, são diamantes grandes, com algumas arestas ainda por aperfeiçoar, mas que já se vê todo o brilho e imponência em sua forma.

Não me julgo bem lapidada. Mas já fui tirada da primitividade das profundezas e estou, pelo menos limpa, para o início do desenho.

Estou cansada de quem não tentou ainda, abrir espaço para esse mundo, na qual teriamos, pelo menos um pouco mais de tolerância.

3 comentários:

  1. Nay, a boa educação está perdendo lugar... sou professora dos pequenos e percebo que aquela educação básica, aquela que vem de casa, de berço, sabe!? Pois é, essa aí está desaparecendo. As famílias estão querendo deixar tudo para a escola, mas esta jamais vai dar conta do que é obrigação da família... sendo assim, ou as pessoas acordam pra vida e tomam as rédeas da situação, ou vamos viver num mundo de ogros!

    bjks :)

    ResponderExcluir
  2. A educação é um dos valores que vai submergindo.)!
    Excelente texto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto e muito pertinente sua constatação, a educação é um dos valores que aparentemente deixamos de lado em nossa busca ensandecida por vencer a qualquer custo e por sermos sempre os privilegiados em detrimento do direito alheio. Há que se pensar no outro, como se outro fosse sempre superior a nós mesmos, este é o caminho...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/habemus-papam.html

    ResponderExcluir