23 de ago. de 2012

O Double Dare Brasileiro

Acho divertido um game show, não para assistir com  frequência, mas, de vez em quando eu paro e curto responder as questões enquanto torço por alguma equipe. Jogo a culpa deste gosto duvidoso na SBT e sua mania de trazer o gênero para cá. Durante os anos 90 um ganhou destaque especial, já que envolvia tortas na cara - com esta dica ficou fácil -:
Sim, é o Passa ou Repassa

Inspirado no programa americano Double Dare, teve sua estréia em 1987, sob o comando de Silvio Santos - HahaHihi -, contudo, foi somente em  1989 que o programa realmente cau no gosto popular por conta  de seu quadro principal, Torta na Cara. A torta era feita completamente de chantili e graças a tal, mais um jargão nasceu: "Quem sabe responde, quem não sabe , leva torta na cara"



Para quem não se lembra, ou mesmo não conhece, vou explicar o conceito do programa:

  • Dois times competindo entre si pela maior pontuação. Por vezes celebridades, por vezes escolas.
  • Primeiro Bloco: Inicia-se com perguntas e respostas, caso o participante não saiba a resposta ele pode passar para o competidor contrário, só que o valor desta pergunta dobra. Um novo repasse é permitido, havendo a duplicação do valor novamente. Ignorando a resposta a equipe terá de pagar uma prenda, que se trata de uma prova valendo pontos. Não conseguindo cumprir, os pontos vão para a equipe adversária.
  • Segundo bloco: O famoso torta na cara, a qual é dada toda vez que um dos participantes não souber a resposta.
  • Terceiro Bloco: Uma gincana mesclando provas, perguntas e obstáculos, quem fizer em menor tempo dobra sua pontuação.
O programa sob este formato foi apresentado de 1987 a 2000, sendo que a ordem cronológica de apresentadores foi, Silvio Santos (1987-1988); Gugu Liberato (1988-1994); Angélica (1995-1996) e Celso Portiolli (1996-2000). Em 2000 houveram algumas alterações e as reprises do programa apresentado por Celso foram ao ar até 2004.

Na época do Gugu havia sido lançado um daqueles joguinhos - acho que era febre ter joguinhos de caixa - baseado no programa; Até hoje lembro como queria aquilo e não ganhei! Traumas da infância...


Para finalizar mais um pouquinho de Passa ou Repassa:



C.R.U.J.,  C.R.U.J., C.R.U.J., Tchau!
Ops... Fiz confusão!


5 comentários:

  1. Vi algumas vezes além de aprender ri muito, gostei de lembrar.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de game shows e lembro-me da fase apresentada por Celso Portiolli. Acho que me sairia bem num jogo desse tipo, mas morreria de vergonha de levar torta na cara!

    ResponderExcluir
  3. Inha, inha, inha... torta na franjinha...
    Ete, ete, ete... torta no topete...
    Muahahahahahaha
    Rashava de rir com esse gameshow...
    Lembro de uma vez... o cara tinha q dizer as notas musicasi... ele disse: "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Sí, Dó"... todo mundo comemorou e ele deu uma tortada no adversário... segundos depois q foram ver q tava com um "dó" a mais... o coitado levo uma de graça...kkkkkkkkkkkkkkk
    Good Times...

    http://mostraoseu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto de game shows!

    Essa mania do Silvinho em trazer últimas novidades dos EUA(Miami) é marca registrada dele né? rs.

    Outro que também entrou na onda da importação foi o HUCK com aquele quadro de reformas de casas(Extreme makeover)Recentemente, o game show do Datena(importado tbm) até teve boa pontuação no Ibope. Alias, parece que só temos versões tupiniquins de programas internacionais não é?

    Mas, o campeão é o Silvio- preciso confessar que vez ou outra ainda assisto o Programa Noturno dele aos domingos.
    Adoro o quadro : nada além de um minuto(outro importado) hehe.

    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nunca vou me esquecer de uma gincana da qual eu participei, onde nós copiamos o maledeeeeto "torta na cara"... adivinhe? Levei uma bela tortada! hahahahahhahah...

    Esse programa é clássico e confesso que já assisti algumas(poucas) vezes!

    bjks
    http://umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir